ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

STF perdeu chance de acabar com “anomalia”, diz presidente da OAB-MS

Mansour Karmouche lamentou que alcance de decisão do Supremo se restrinja a deputados federais e senadores

Humberto Marques | 03/05/2018 18:57
Karmouche criticou STF por restringir mudanças no foro privilegiado a parlamentares federais. (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Karmouche criticou STF por restringir mudanças no foro privilegiado a parlamentares federais. (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de restringir o foro privilegiado para deputados federais e senadores representou a perda de uma oportunidade para “acabar de vez com essa anomalia no sistema jurídico brasileiro”, uma vez que não se estendeu a outras autoridades beneficiadas com a regra. A avaliação é do advogado Mansour Elias Karmouche, presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul), segundo quem a medida serve, ao menos, como expectativa de que “haverá mudanças” sobre o tema.

O STF finalizou na tarde desta quinta-feira (3) julgamento sobre as mudanças no regime de foro privilegiado para autoridades. Contudo, as medidas contemplam apenas deputados federais e senadores –deixando de fora outras autoridades que hoje usufruem da prerrogativa de terem ações analisadas diretamente na Corte Superior, como ministros e procuradores da República.

Com as novas regras, os parlamentares federais só serão julgados no STF em ações penais quando os crimes atribuídos forem decorrentes da função e ocorrerem durante o exercício do mandato –os demais casos devem tramitar na primeira instância, dando maior possibilidade de recursos e deixando o Supremo menos preso a essas causas.

“O Supremo perdeu a oportunidade de acabar com a anomalia no sistema jurídico. O foro privilegiado beneficia poucos em detrimento da grande maioria da população, que está sujeita às regras gerais. A lei deveria servir para todos”, criticou Karmouche.

O presidente da OAB-MS cobrou, ainda, que haja aprimoramentos na decisão do Supremo, de forma a estender as regras. “A advocacia vê uma esperança de mudança no futuro, mas deixaram de lado a chance de abranger a todas as autoridades com a medida”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias