A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/05/2013 16:05

TCE recebe relatório sobre Bernal e deve concluir inspeção até junho

Zemil Rocha e Luciana Brazil
Presidente do TCE recebendo relatório das mãos de Grazielli Machado (Foto: Simão Nogueira)Presidente do TCE recebendo relatório das mãos de Grazielli Machado (Foto: Simão Nogueira)

A presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Grande, Grazielle Machado (PR), o relator Flávio Cesar (PT do B) e um grupo de vereadores entregaram esta tarde ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cícero de Souza, o relatório sobre as oitivas com dois secretários municipais, que concluiu que o prefeito Alcides Bernal (PP) cometeu irregularidades nos remanejamentos de mais de R$ 50 milhões em verbas orçamentárias. Cícero revelou que o documento ajudará na Inspeção Extraordinária que o TCE está realizando há cerca de um mês e que deve concluir até a primeira quinzena de junho.

Na reunião com os vereadores, Cícero de Souza explicou que a equipe técnica do TCE que faz a Inspeção Extraordinária na Prefeitura de Campo Grande vai juntar o relatório da comissão da Câmara como “contribuição” para a análise dos atos financeiros do prefeito Alcides Bernal.Segundo Flávio Cesar, durante o encontro Cícero restringiu a informou sobre o andamento dos trabalhos da inspeção, sem revelar se já houve confirmação de irregularidades.

À imprensa, Cícero confirmou que o relatório, formulado por Flávio Cesar e aprovado pela comissão da Câmara, servirá como “complemento” para a Inspeção Extraordinária, que já teria terminado a fase de coleta de documentos e estaria fazendo agora a “análise” dos procedimentos administrativos de Bernal. Segundo Cícero, o prazo para finalizar a inspeção é o regimental, mas a conclusão deve sair na primeira quinzena do próximo mês.

Participaram da reunião, além de Grazielle, Flávio e Cícero, o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), e os vereadores Paulo Pedra (PDT), Carla Stefanini (PMDB), Elizeu Dionízio (PSL) e Alceu Bueno (PSL).

Cassação – Caso o TCE concorde com as conclusões do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento, sobre as oitivas com os secretários Wanderlei Ben Hur (Planejamento, Finanças e Controle) e Gustavo Freire (Receita e Governo), a Câmara poderá instalar Comissão Processante, com poder para cassar o prefeito Alcides Bernal, ou uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), segundo informou o vereador Flávio Cesar.

Cícero de Souza informou que o TCE não dará opinião sobre os procedimentos futuros contra o prefeito, caso as ilegalidades sejam confirmadas. “O Tribunal de Contas não cassa ninguém”, afirmou o conselheiro-presidente, explicando que só será emitido parecer a ser enviado à Câmara e ao Ministério Público. A Corte de Contas pune irregularidades apenas com cancelamento de atos ou contratos e condenando gestores a devolução de verbas e impondo multas.

Remanejamentos - Na conclusão do relatório aprovado, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara considerou que houve ilegalidade, entendendo que foram feitos “remanejamentos” sem a devida autorização legislativa. “Após apreciado o inteiro teor da reunião, a integra da ata lavrada, a legislação federal e municipal pertinentes, os atos produzidos pelo chefe do Executivo Municipal, representados pelos Decretos Municipais sob apreciação, as informações trazidas pelos senhores secretários municipais convocados, por toda a documentação apresentada e juntada, entendemos que existe descumprimento legal nos atos publicados, existindo flagrante ilegalidade nas alterações orçamentárias, que foram realizadas sem o cumprimento da previsão legal”, afirmou o relatório.

Já o secretário Wanderlei Ben Hur sempre alegou, na oitiva da comissão e em entrevistas à imprensa, que no caso das transferências de verbas orçamentárias há uma divergência que envolve questão técnica. “Estamos certos de que fizemos suplementações e não remanejamentos como dizem os vereadores”, afirmou Ben Hur, após a primeira audiência. A justificativa de que tratou-se de “suplementação” orçamentária, dentro do limite que foi reduzido de 30% para 5% no ano passado, e não de “remanejamento”, apresentada pelo Executivo, não convenceu os vereadores.

 

 



A capacidade de administrar são de poucos, CAMPO GRANDE ta pra viver o que Aquidauana esta vivendo até hoje, depois do radialista Raul Freixes ser prefeito; o povo nosso é muito carente de palavras, sendo que nós trabalhadores precisamos é de atitude; a nossa gente ainda precisa muito ser atentas nas informações, e deixar de ficar pegando onda que muitos criam parece uma febre para atrair a população....
 
Ado Filho em 23/05/2013 10:20:10
Eu gostaria que fosse extinto o cargo de vereador. O Alcides Bernal é o prefeito que o povo elegeu duas vezes para ser prefeito e executar serviço, coisa que vereador não sabe. Com fé em Deus o MAL nunca vai prevalecer.
 
luiz alves em 23/05/2013 10:02:51
É meu amigo Bernal; Tem um vereador que estava junto la no tribunal que se diz ser um homem de DEUS pedindo sua cabeça que nem o capeta quer no inferno . A muito tempo que ele tenta entrar na politica agora conseguiu. A maioria dos vereadores que voce não tem logo vai precisar dos votos da maioria dos campograndense que te elegeram . Vai na fé amigo.
 
Ito Malta em 23/05/2013 10:01:03
irresponsaveis é esse prefeito que quer administrar sozinho a prefeitura , fazer o que quer acha que nao deve explicaçao pra ninguem ja colocou Gustavo Freire na Semre, o cara tem um processo nas costas ,ele nao paga fornecedores e o dinheiro onde está , antes de criticarem os vereadores olhe pelo lado moral senhores leitores , campo grande estava bom , para um bom entendedor o bernal ta que nem o zagalo na seleçao vcs votaram em mim agora vai ter que me engolir , nunca ouvi falar que a prefeitura de nossa cidade nao pagasse fornecedores independente de partido que assumisse , acorda campo grande antes que seja tarde............
 
roselene santos em 23/05/2013 09:52:11
É triste agente ver estes vereadores que só elegem comprando votos., querer caçar um Prefeito que elegeu com a vontade soberana do eleitor, é muito triste para nós pobres mortais principslmente quando agente vê que junto tem duas mulheres dando maus exemplos.
 
Ari Ferreira em 23/05/2013 09:37:37
ainda bem que tem jornal, internet e outros, pois esta gravado em tudo e ja sabemos que estes vereadores que estão prejudicando a adiministração do prefeito, nas próximas eleições devem todos cair fora, conseguimos eliminar o lider, agora vamos eliminar o bando, deles eleições dos próximos anos, vão todos serem eliminados como baratas e sangue-sugas.
 
jose claudio de paula em 23/05/2013 09:33:43
E quem vai fiscalizar é Valdir Neves, meu Deus nos acuda!!!!
 
Amarildo Rocha Souza em 23/05/2013 09:23:44

TCHAU, BERNAL!!! JÁ VAI TARDE!!!

Obs: Ah... que saudades do Nelsinho!!!
 
Eduardo Coimbra em 23/05/2013 09:23:24
Parabéns aos vereadores q nao se calam diante das situações. Façam o Trabalho de vcs, não se deixem por intimidar por nada. Estou com vcs. O prefeito falou muito e pouco faz.
 
RICARDO CORREA GOMES em 23/05/2013 08:59:04
FORA BENAL!!! FORA BERNAL!!!! FORA BERNAL!!!!
 
Liliane Padilha em 23/05/2013 08:32:54
e muita palhaçada...e ao dona graciela cade trabalhar nada ne mais ficar arrumando relatorio pelo serviço que o prefeito fez ai sim vcs saber .graças a deus que nao votei hem nem hum de vcs se nao teria perdido meu voto
 
ericka santos em 23/05/2013 06:48:51
Flavio Cesar, e Corja de Vereadores, deicham o Bernal trabalhar, por fovor aceitem a vitória de Bernal, foi o povo quem elegeu com uma vitoria esmagadora, com certeza na proxima eleição estes vereadores vão cair, o povo esta de olho em voces.
 
Lenine Ferreira em 23/05/2013 00:14:49
.............................................................................................., ...............................................................................................................! ............................................................................................................?????................................................................................................................................................................só lamento toda essa pataquada que fomos obrigados a fazer.........................."NÓS VOTAMOS NELES TODOS!!!"
Boa Noite!
 
carlos almeida em 22/05/2013 22:48:46
lembrarei bem de vcs, raça de viboras.... principalmente o vereador carlão que é aki do bairro....... 2016, lembraremos de voçes....
 
anderson silva em 22/05/2013 22:06:48
Que cena deprimente essa, com esses vereadores "cupinchas" fazendo esse teatro todo para dar o golpe e ganhar no tapetão o Governo Municipal! Cuidado, Senhores, o povo está de olho, e não vai aceitar de braços cruzados essa manobra!
 
MARCIO LEMOS em 22/05/2013 21:04:16
São um bando de covardes, e esta tão vizivel que a intenção destes vereadores de oposição é acabar com o Prefeito eleito pelo povo, São um bando de PAUS MANDADOS.
 
Ramão Rodrigues em 22/05/2013 20:17:06
É TRISTE VER OS VEREADORES DESTA CAPITAL TENTANDO A TODO CUSTO DESESTABILIZAR O GOVERNO DO PREFEITO ALCIDES.FICARAM, MUITO ANOS SEM PAGAR ALUGUEL E ACHAM QUE TEEM O SALDO MORAL DE COBRAR, SABOTAR.lAMENTO POR ESTA CAPITAL ESTAR ENTREGUE NAS MÃOS DE LEGISLADORES DESPREPARADOS, SEM COMPROMISSO SOCIAL, MOTIVADOS POR INTRIGAS PARTIDARIAS, VOÇES NÃO ME REPRESENTAM.
 
carlos guto em 22/05/2013 20:07:29
A população tem que se articular e pedir na justiça a devolução de todos os valores recebidos pelo vereadores reeleitos, pois os mesmo nada fizeram para fiscalizar, coibir e até punir os atos lesivos praticados pela administração anterior na prefeitura. Ou até indiciar por improbidade administrativa, pois nada fizeram como fiscalizadores do executivo. Onde está o Ministério Público que até o momento não fez nada para punir esses vereadores que se associaram ao ex-prefeito para que ele fizesse tudo que fez. Campo Grande mais uma vez é uma vergunha nacional. Vamos povo de Campo Grande, independente de partido, de classe social, de nível intelectual, temos que dar um basta em tudo isso! Sou novo na cidade mas achei que tudo isso que aconteçeu no Hospital do Câncer é muito grave, é homicídio!
 
Eduardo Metrais em 22/05/2013 19:34:38
da pra ver bem a cara dos vereadores que dizem que quer o bem de campo grande,na proxima vai afundar junto com o governador
 
luis jose de oliveira em 22/05/2013 19:16:33
Vereadores não sabema diferença de suplementação e remanejamento.
 
Roberto Domingos em 22/05/2013 19:11:55
Esse vereadores sao um bando de sangue suga,deitaram e rolaram no mandato do Prefeito anterior e agora como estao sendo fechadas as portas para eles,impedindo assim,de continuar com a roubalheira,ficam inventando meios para tentar derrubar o Prefeito.Bando de inuteis que so sabem prestar homenagem a personalidades que contribuem com suas campanhas e criar nome para as ruas.
 
rudson espindola em 22/05/2013 18:49:17
Pelo amor das madrugadas essa veredora Grazielli, deveria arrumar uma enxada e capinar quintal por ai ! pelo menos estaria fazendo alguma coisa pro povo!! a notem bem na proxima essa e outros devem ficar de fora so sabe criticar deixa o Bernal? trabalhar gente.
 
silas Nunes em 22/05/2013 18:14:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions