ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Terceira CPI da Assembleia espera reduzir preço dos combustíveis

Leonardo Rocha | 03/11/2015 13:24
José Carlos Barbosa, proponente da CPI, diz que será feito todo o levantamento sobre os preços cobrados (Foto: Assessoria/ALMS)
José Carlos Barbosa, proponente da CPI, diz que será feito todo o levantamento sobre os preços cobrados (Foto: Assessoria/ALMS)

O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB), proponente da CPI do Combustível, diz que a investigação vai levantar todas as informações sobre os preços comercializados pelas distribuidoras em Campo Grande e no interior, para saber se existem irregularidades. Depois a situação vai ser repassada ao MPE (Ministério Público Estadual), que vai tomar as devidas providências.

"Nós iremos fornecer os elementos para que as órgão competentes, como o MPE, possa tomar as devidas providências, e cobrar as distribuídas e postos de combustíveis, com a possibilidade de mudança de preços", disse ele, que ponderou que a investigação vai identificar se existe abuso de poder econômico, com a análise sobre a margem de lucros das empresas.

"Apenas a criação da CPI já acabou provocando mudança de preço em alguns locais, tanto que o valor (combustível), já diminuiu entre a Capital e Dourados, não está tão grande a diferença, a reflexão já está sendo um pouco maior".

O deputado citou que não pode uma distribuidora vender combustível R$ 0,30 por litro mais caro no interior, já que o frete influencia no máximo R$ 0,13 centavos. "Por exemplo o etanol em julho teve margem de diferença de 20% entre as cidades, frete não justifica, como que pode ser mais caro aqui do que em São Paulo, se nós produzimos?", questionou.

A CPI foi criada para que os integrantes possam ter acesso a documentos com sigilo fiscal, que não seriam obtidos apenas com indicação da Assembleia, além disto poderá se convocar especialistas e representantes do setor para explicar a cobrança dos preços.

Além de José Carlos Barbosa (PSB), com vaga garantida, a CPI será formada por Maurício Picarelli, indicado pelo PMDB, João Grandão, escolhida pelo PT. Resta agora apenas os representantes do PSDB e do bloco de partidos.

Nos siga no Google Notícias