ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

TJMS vai respeitar decisão do CNJ, mas comarcas não fechadas vão sofrer

Zemil Rocha e Viviane Oliveira | 25/07/2013 19:44
Joenildo diz que comarcas não fechadas funcionarão com "deficiência" (Foto: Marcos Ermínio)
Joenildo diz que comarcas não fechadas funcionarão com "deficiência" (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), Joenildo de Souza Chaves, reafirmou nesta quinta-feira, durante reunião com uma comissão de manifestantes da “Marcha pela Justiça”, que o Poder não tem condições financeiras de manter as sete comarcas que tem a pretensão de desativar. A Comarca de Angélica chegou a ser fechada e a de Dois Irmãos do Buriti seria a próxima, mas uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez o TJMS mantê-las em funcionamento.

Joenildo informou ao presidente da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que liderava a comissão e entregou uma carta ao dirigente do Judiciário, que vai respeitar a decisão do CNJ, afirmando, porém, que o funcionamento será “com deficiência” e que espera que haja uma revisão dessa determinação provisória.

Para ele, o melhor seria encerrar as atividades nas comarcas inviáveis e propiciar melhorias nas demais. “Se fechasse as de Angélica e Dois Irmãos, os funcionários e juízes poderiam atender outras comarcas que têm mais demanda, como a de Três Lagoas e Ponta Porã”, exemplificou, informando que também Mundo Novo e Corumbá precisam de reforço de pessoal para uma prestação jurisdicional mais efetiva.

O encontro da comissão com Joenildo aconteceu após uma caminhada que reuniu cerca de 700 pessoas, entre as quais dirigentes da OAB, prefeitos das comarcas, Famasul, Sindicatos dos Policiais Federais e Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul, entre outras.

Em nome da comissão, o presidente da OAB, Júlio Cesar Rodrigues, entregou-lhe uma carta reivindicando a desistência da proposta de fechamento das comarcas, maior transparência nos gastos do Poder Judiciário, o aumento do expediente de seis para 10 horas diárias no TJMS, reforma política e eleições limpas. “Estou entregando esta carta em busca de melhorias na Justiça”, afirmou ele.

Após receber a carta, Joenildo entregou para presidente da OAB um estudo econômico que justificaria o fechamento das sete comarcas, que além de Angélica e Dois Irmãos do Buriti, inclui Deodápolis, Anastácio, Batayporã, Itaporã e Rio Negro.

Com a decisão do CNJ de impedir fechamento de comarcas, o Tribunal de Justiça deverá suspender o estudo que estava sendo feito para instalar duas varas em São Gabriel do Oeste, Mundo Novo, Bela Vista, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Dourados.

Nos siga no Google Notícias