ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Trad exonera secretários e titulares de cargos de chefia

Redação | 30/12/2008 09:27

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, exonerou todos os secretários, o procurador jurídico, os titulares das autarquias e fundações, ocupantes de cargos comissionados e de atividades de assistência e assessoramento superior.

Ele também revogou todos os atos que designaram servidores para funções de chefia, gerenciamento e de responsabilidade por atividades específicas nos órgãos e entidades da Prefeitura.

As decisões constam na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), passam a valer a partir do dia 1º e antecedem a reforma no secretariado anunciada, mas não detalhada pelo prefeito até agora.

O doutor em administração pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Alvaro Martim Guedes explica que não existe nenhuma obrigação legal do chefe do Executivo de fazer exonerações no final do mandato, mas que isso é uma prática comum em diversas prefeituras. "Não existe uma lei que obrigue, mas isso tem sido a prática", afirmou.

No próximo dia 1º, após a posse dos vereadores eleitos, a Câmara votará a reforma do secretariado municipal. Muitos secretários devem ser reconduzidos ao cargo. Este é o caso do secretário de saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é primo do prefeito e deverá ser mantido na mesma função.

São esperadas poucas mudanças, entre elas a fusão da Satur (Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia) com a Agência de Desenvolvimento. A pasta ficará a cargo do vice-prefeito eleito Edil Albuquerque (PMDB).

Outras alterações dadas como certas são a ida do vereador não-reeleito Athayde Nery (PPS) para a pasta de Cultura e o retorno de Jorge Martins (PDT) à Secretaria de Administração.

O prefeito tem se negado a dar qualquer informação sobre a reforma e não confirmou se concederá uma entrevista coletiva para comunicar as mudanças.

Hoje, o secretariado é composto da seguinte forma: Edson Yasuo Makimori (Governo), Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti (Administração), José César de Oliveira Estoduto (Receita) e Eva de Souza Salmazo (Planejamento e Controladoria-Geral).

Além deles, as secretarias contam com lza Mateus de Souza (Assistência Social), Paulo Sérgio Nahas (Controle Urbanístico), Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação), João Carlos da Costa Sobrinho (Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia), Frederico Luiz de Freitas Junior (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e João Antônio De Marco (Serviços e Obras Públicas)

O secretariado, incluindo autarquias e fundações, não acaba por aí. Conta ainda com Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Ernesto Borges Neto (Procurador-Geral), Rodrigo de Paula Aquino (diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação), Berenice Maria Jacob (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Paulo Salvatore Ponzini (Agência de Desenvolvimento Econômico).

E finalmente, o Executivo tem ainda Carlos Alfredo Lanteri (Transporte e Trânsito), Ariel Serra (Regulação dos Serviços Públicos Delegados), Solimar Alves de Almeida (Cultura), Carlos Alberto de Assis (Esporte), Cezar Luiz Galhardo (Previdência), Luiza Ribeiro Gonçalves (Fundação Social do Trabalho), Nelson Tobaru (Recursos Humanos), Cesar Augusto Stepham (Tecnologia da Informação) e Maria Antonieta Amorim Trad (Fundo de Apoio à Comunidade).

Nos siga no Google Notícias