ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

TRE rejeita registro de candidatura de Delcídio Amaral ao Senado

Mesmo após a derrota nas eleições, decisão influencia na totalização de votos

Adriano Fernandes e Aline dos Santos | 16/10/2018 21:35
O pedido de impugnação havia sido feito pela coligação “Avançar com Responsabilidade”, ligada ao PSDB. (Foto: Divulgação)
O pedido de impugnação havia sido feito pela coligação “Avançar com Responsabilidade”, ligada ao PSDB. (Foto: Divulgação)

Por unanimidade o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul rejeitou o registro de candidatura de Delcídio Amaral (PTC) ao Senado. Mesmo após a derrota nas eleições, a decisão influencia na totalização de votos.

Assim como assegura um possível pedido de ressarcimento ao erário, caso tenha havido abuso no uso de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

O pedido de impugnação havia sido feito pela coligação “Avançar com Responsabilidade”, ligada ao PSDB, que alegava que o ex-senador e delator da Operação Lava Jato está inelegível porque em maio de 2016 teve o mandato cassado.

Cassação - Delcídio foi cassado por quebra de decoro, decorrente da suspeita de obstrução da Justiça em meio às investigações da Operação Lava Jato –o Ministério Público Federal o denunciou a partir de gravação na qual ele aparecia discutindo um plano de fuga e pagamentos para que Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobras e delator nas investigações) não fizesse denúncias contra outros investigados.

A acusação havia levado o ex-senador à prisão e, pela decisão do Senado, ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos. Em 12 de julho deste ano, contudo, Delcídio foi absolvido da acusação ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, que ainda colocou em xeque o vídeo – gravado pelo filho de Nestor, Bernardo Cerveró, e divulgado só depois de o delator não ter conseguido reverter judicialmente sua prisão.

A sentença ainda qualificou Nestor e Bernardo como possíveis autores de “chantagem”. Assim que soube da sentença, Delcídio procurou advogados para reverter a cassação de seus direitos políticos.

Nos siga no Google Notícias