Convenção oficializa Catan como candidato do Novo ao governo de MS
Partido também definiu Antônio João Jacinto como vice e lançou o empresário Roberto Oshiro ao Senado

O Novo confirmou, na noite desta quarta-feira (5), as candidaturas do deputado estadual João Henrique Catan ao Governo do Estado e do empresário Roberto Oshiro ao Senado durante convenção ocorrida na região central em Campo Grande. A sigla também aprovou as listas de candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa no último dia do prazo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O partido Novo confirmou, em convenção realizada na quarta-feira (5) em Campo Grande, as candidaturas do deputado estadual João Henrique Catan ao governo de Mato Grosso do Sul e do empresário Roberto Oshiro ao Senado. Antônio João Jacinto será o vice de Catan, enquanto Augusto Alessio será o primeiro suplente de Oshiro. O partido também aprovou chapas para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.
O partido escolheu o produtor rural, economista e empresário Antônio João Jacinto para ocupar a vaga de vice na chapa de Catan. Já Oshiro terá o empresário Augusto Alessio, proprietário da Soldamaq, como primeiro suplente na disputa pelo Senado. O Novo ainda não definiu o nome do segundo suplente.
- Leia Também
- PDT oficializa apoio a Fábio Trad e Soraya nas eleições de 2026
- Nelsinho pede união e afirma em convenção que recuo foi decisão “acertada”
Catan chegou ao Novo depois de deixar o PL, partido pelo qual conquistou o mandato na Assembleia Legislativa. O deputado fazia oposição ao governo de Eduardo Riedel (PP) e decidiu sair quando o ex-governador Reinaldo Azambuja assumiu o comando estadual da legenda. Sem espaço para disputar um cargo majoritário no antigo partido, ele recebeu do Novo a candidatura ao governo.

“Esse momento é importante porque tramaram para impedir que a direita disputasse o governo e o Senado. O nosso projeto resistiu, articulou e mobilizou para mostrar a verdadeira força da direita, que não aceita a esquerda infiltrada no Partido Liberal. A diferença agora é que eu encabeço a chapa, mas a vontade de trabalhar, mudar, lutar e transformar Mato Grosso do Sul é a mesma”, afirmou Catan.
Durante o discurso, Catan se apresentou como admirador do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O candidato disse que a valorização dos servidores públicos será a primeira medida de um eventual governo. Ele também defendeu mudanças no Fundersul, revisão dos incentivos fiscais e simplificação de licenças ligadas à atividade rural.
“Faremos uma grande reformulação nos incentivos fiscais para que eles não estejam apenas na cadeia principal, mas desçam para a segunda e para a terceira cadeia, para aquela pessoa que está começando a produzir no Estado. Faremos muito mais porque nosso grupo só tem um compromisso e uma conexão: o povo que está nas ruas e pede coragem para mudar. É preciso renovar o voto e a confiança em um projeto verdadeiro para um futuro novo em Mato Grosso do Sul”, declarou.

Já Oshiro apresentou a candidatura ao Senado como uma alternativa aos grupos que dominam as disputas eleitorais no Estado. Ele criticou acordos políticos, a distribuição de emendas e a repetição dos mesmos nomes nas chapas majoritárias. O empresário também defendeu uma atuação baseada nas demandas apresentadas pela população.
“Não adianta votar sempre nas mesmas pessoas nem aceitar apenas os candidatos que o sistema quer. Desta vez, temos opção para o Governo do Estado, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. O Novo vai apresentar uma política voltada a entender as dificuldades da população e transformar essas demandas em políticas públicas”, afirmou.
Chapas proporcionais - Na disputa pela Câmara dos Deputados, o Novo aprovou os nomes de Charles Gama, Carol Mourão, Jeder Brunão, Luiz Orícirio, Miriam Gimenez, Subtenente Mota e Victória Peixoto, de Campo Grande; professor Eduardo Ferrufino, de Corumbá; e Wesley Dias, de Três Lagoas.
Para deputado estadual, a legenda homologou Ton Borges, de Bonito; Richard, de Chapadão do Sul; André Baird, de Costa Rica; Diego Carvalho, Frank Valdez, Gislaine Brito, Josiel Quirino Vieira, Luana Riqueza, Renan Silva, Saymon Pereira, Thiago Loureiro, Walkiria Silva, Zé Trovão e Christiano Mendes, de Campo Grande; professor João Fabiano, professor Leonardo, Lucimara Palacios e Sidney de Paula, de Dourados; Sônia Peixoto, de Guia Lopes da Laguna; Rosana, de Jardim; Eunice Tikka, de Naviraí; e Marcos Guimarães, de Nova Andradina.
Confira a galeria de imagens:















