ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE reafirma validade da Ficha Limpa para essas eleições

Redação | 18/08/2010 14:58

Em julgamento de recurso na sessão da terça-feira, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entenderam que a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da anterioridade ou anualidade previstos na Constituição Federal. A decisão foi por 5 votos a 2.

Na semana passada, um voto do ministro Marcelo Ribeiro havia colocado o tema novamente em dúvida. Ele argumentou que a Constituição Federal proíbe uma lei de mudar as regras das eleições menos de um ano antes do pleito.

Para o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, a Lei da Ficha Limpa não promoveu alteração no processo eleitoral que rompesse com as regras atuais. Ele disse que a Ficha Limpa vem para preservar a moralidade das eleições.

Em seu voto, ele afirmou ainda que sem a Lei da Ficha Limpa "não seria possível afastar preventivamente da vida pública aqueles que, por sua vida pregressa desabonadora, colocam em risco potencial a 'probidade' e a 'moralidade' administrativa".

Mato Grosso do Sul está entre os estados que negaram registros de candidaturas a políticos que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa.

Nos siga no Google Notícias