A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/08/2010 14:58

TSE reafirma validade da Ficha Limpa para essas eleições

Redação

Em julgamento de recurso na sessão da terça-feira, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entenderam que a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da anterioridade ou anualidade previstos na Constituição Federal. A decisão foi por 5 votos a 2.

Na semana passada, um voto do ministro Marcelo Ribeiro havia colocado o tema novamente em dúvida. Ele argumentou que a Constituição Federal proíbe uma lei de mudar as regras das eleições menos de um ano antes do pleito.

Para o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, a Lei da Ficha Limpa não promoveu alteração no processo eleitoral que rompesse com as regras atuais. Ele disse que a Ficha Limpa vem para preservar a moralidade das eleições.

Em seu voto, ele afirmou ainda que sem a Lei da Ficha Limpa "não seria possível afastar preventivamente da vida pública aqueles que, por sua vida pregressa desabonadora, colocam em risco potencial a 'probidade' e a 'moralidade' administrativa".

Mato Grosso do Sul está entre os estados que negaram registros de candidaturas a políticos que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions