ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Vereador diz que aumento do IPTU foi “presente de grego” de Bernal

Leonardo Rocha | 08/01/2014 13:00
Vereador diz que o prefeito deu um "presente" a população com o aumento do IPTU (Foto: Arquivo)
Vereador diz que o prefeito deu um "presente" a população com o aumento do IPTU (Foto: Arquivo)

O vereador Chiquinho Telles (PSD) afirmou que o aumento no valor do IPTU em 2014 foi o “presente de grego” que o prefeito Alcides Bernal (PP) ofereceu a população neste começo de ano. Ele ainda lembrou que existem diversas reclamações da população sobre buracos, matagal e abandono de parques na cidade.

“Foi o presente que o Bernal quis dar a população, tem muitas pessoas carentes que moram na periferia que receberam valores altíssimos de IPTU, muitos vivem de salário mínimo, como vão poder pagar esta conta”, questionou o vereador.

Chiquinho lembrou que Bernal prometeu durante a campanha eleitoral que iria “congelar o IPTU”, no entanto através de um decreto estabeleceu o reajuste de 5,93%, sem passar pela Câmara Municipal.

“O prefeito vendeu fantasia e ilusão durante a campanha e hoje o que podemos ver é este aumento cada vez maior dos impostos, que onera e prejudica a população”.

O prefeito aplicou um reajuste de 5,93% no IPTU, no entanto de acordo com o secretário municipal de Receita, Disney de Souza, o aumento no valor pode chegar até a 400%, em função da atualização cadastral, assim como possível ampliação da área e mudanças nas características da moradia.

Bernal resolveu fazer o reajuste do IPTU por meio de decreto municipal, sem o aval dos vereadores de Campo Grande, porque no ano passado eles resolveram “congelar” o valor do imposto por um ano, apesar do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) ter sugerido o reajuste de R$ 5,31%.

Abandono – Chiquinho ainda ressaltou que tem recebido diversas reclamações de moradores de diferentes locais sobre ruas esburacadas, matagais altos, falta de limpeza e abandono de locais de lazer, como praças e parques.

Na região das Moreninhas, ele apontou vários locais que estão sofrendo com o “descaso” do poder público. Entre eles, a Rua Argirita, no bairro Santa Felicidade que tem problemas na locomoção de carros e pedestres, além da Rua Alto da Serra, na Moreninha II, que possui um “lixo público” e as ruas do bairro Cidade Morena, que em época de chuva ficam alagadas.

“São todos problemas que já foram passados para a prefeitura, mas não foram resolvidos, fazemos nossa parte que é informar e cobrar, mas eles é que resolvem”.

O vereador ainda citou o parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas e o parque Airton Senna, no bairro Aero Rancho. “Estão abandonados, os moradores inclusive reclamam de falta de segurança”.

Nos siga no Google Notícias