ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Vereadores apoiam regras, mas são contra limitar número de alvarás

Primeiro debate na Câmara Municipal reuniu presidentes de associações

Mayara Bueno e Richelieu de Carlo | 07/03/2017 13:05
Debate aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira (7). (Foto: Richelieu de Carlo).
Debate aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira (7). (Foto: Richelieu de Carlo).

Em discurso na Câmara Municipal de Campo Grande, presidente de associação e a maioria dos vereadores disseram ser a favor da regulamentação, mas contra a limitação do número de motoristas da chamada carona paga, como a Uber.

Nesta terça-feira (7), iniciou o debate sobre o assunto, depois de o prefeito Marquinhos Trad (PSD) emitir decreto colocando os profissionais na clandestinidade e, posteriormente, suspendendo a norma, dando agora prazo para debates.

Welligton Dias da Silva, presidente da AMU (Associação de Aplicativos de Mobilidade Urbana), disse ser contra a limitação e comento que o decreto – publicado em 24 de fevereiro – fez com que muitos motoristas deixassem de um dia para o outro o serviço, já que a norma previa que o veículo precisava ser do profissional e não emprestado, como é a maioria dos casos.

Também tiveram motoristas que gastaram R$ 5 mil em investimentos no carro, para na sequência sair a regulamentação. “Mas, o prefeito percebeu que pisou no calo do trabalhador e mudou de ideia”, disse. Para o presidente, limitar o número de licenças criará uma máfia dos alvarás, a exemplo do que diz ocorrer com os táxis de Campo Grande. “Vai privilegiar os já privilegiados”.

Quem contraria é o presidente da Aplicc, Paulo Cezar Pinheiro, que afirma que além de regrar o serviço de Uber é fundamental limitar autorizações de motoristas, o que gerou vaias da plateia. Segundo o dirigente, em média, são cadastrados ao menos 600 novos profissionais a cada mês. “São muitas pessoas, daqui a seis meses serão quantos? Pode gerar brigas e mortes no trânsito”, afirmou.

Defendendo os motoristas auxiliares do táxi, o vereador Valdir Gomes (PP), gostaria que fosse criado um número de alvarás para estes profissionais. “A principal questão disso é que hoje não se sabe quais são os critérios para a concessão de alvarás”. Ainda conforme o parlamentar, atualmente são 650 auxiliares para 490 alvarás de táxi.

Tudo que for discutido a partir de hoje até a audiência pública – marcada para 22 de março – será resumido em um relatório. O documento será encaminhado ao prefeito, que deverá elaborar um novo decreto.

Depois de polêmica e muita crítica, a prefeitura revogou hoje a norma publicada no fim de fevereiro. A ideia é elaborar uma nova proposta de regulamentação depois de ouvir todas as partes envolvidas.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também