ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Vereadores buscam subsídio para investigar escândalo no Carnaval

Kleber Clajus | 09/05/2014 09:26
Mario Cesar ressalta que são necessárias informações contundentes para abertura de CPI (Foto: Marcelo Victor / Arquivo)
Mario Cesar ressalta que são necessárias informações contundentes para abertura de CPI (Foto: Marcelo Victor / Arquivo)

Um grupo de vereadores deve ir à Fundac (Fundação Municipal de Cultura), nesta sexta-feira (9), em busca de subsídios para a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Folia. O objetivo é confirmar denúncias de superfaturamento no Carnaval e falhas no pagamento de artistas contratados para eventos da Prefeitura de Campo Grande.

A reunião, marcada para as 13h30, deve ocorrer com a diretora-presidente da Fundac, a ex-vereadora Juliana Zorzo (PSC), na sede da fundação.

“Não tem volta essa questão da CPI e denúncias é o que não faltam. Lá na Fundac vamos tirar nossas dúvidas para não fazer pré-julgamento de pessoas em uma questão que envolve nome de vereador”, comenta o proponente da investigação, Chiquinho Telles (PSD).

O início dos trabalhos, no entanto, está condicionado à aprovação de abertura da comissão de inquérito, que deve reunir 20 assinaturas e ser votada durante sessão ordinária da Câmara Municipal. A criação da CPI já conta com o apoio de 13 vereadores e deve ser apresentada na próxima terça-feira (13).

Para o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), ressalta que é preciso utilizar o mesmo senso crítico adotado na abertura das outras três CPI’s que já investigaram inadimplência na administração de Alcides Bernal (PP), irregularidades no serviço de oncologia e em obras da empreiteira mexicana Homex.

“São necessárias informações contundentes para não criar folia na folia. Saber quem fez os contratos, precisa ser convocado ou não e quais documentos surgiram para embasar essa investigação. Quero ter segurança do que estamos fazendo”, pontua Mario.

Mesmo que ainda não aprovada, a lista de depoimentos na CPI da Folia pode envolver o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Bem-Hur, de Governo e Relações Institucionais, Pedro Chaves, do ex-titular da Fundac, Júlio Cabral e o presidente da liga das escolas de samba, Eduardo Souza Neto.

Investigação – A investigação proposta pela Câmara tem por base a falta de resposta a requerimentos sobre gastos no setor cultural, focando a Festa de Santo Antônio, Carnaval de Campo Grande e o não pagamento de artistas regionais.

Em abril, auditoria na Fundac apontou a existência de sobrepreço em contratos, ausência de licitação, direcionamento na escolha de fornecedor e realização de despesas sem prévio empenho. As constatações foram encaminhadas ao Ministério Público.

Os gastos com o Carnaval de Campo Grande, por exemplo, tiveram aumento de 73,81% neste ano, em relação a 2012. Só bandas e artistas carnavalescos teriam custado em torno de R$ 1 milhão aos cofres públicos, quase o dobro do cobrado no mercado artístico.

Na ocasião, a microempresa Eco Vida Prestadora de Serviços Ltda recebeu R$ 864,1 mil para contratação do grupo Terra Samba e de shows na Avenida Fernando Corrêa da Costa, com as bandas ThimBahia, Company e Aramaça. O contrato com a empresa desapareceu da Fundac.

Nos siga no Google Notícias