ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadores convocam secretários por falta de resposta de Bernal à Câmara

Antonio Marques | 09/12/2015 12:27
Vereadores aprovaram a convocação de dois secretários municipais a prestarem esclarecimentos na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Izaias Medeiros)
Vereadores aprovaram a convocação de dois secretários municipais a prestarem esclarecimentos na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Izaias Medeiros)

Depois de quatro projetos do Executivo aprovados na última semana e ainda restar requerimentos dos vereadores sem respostas, a Mesa Diretora da Câmara aprovou nessa terça-feira, 8, a convocação dos titulares das secretaria de Administração Ricardo Trefzger Ballock e de Planejamento, Finanças e Controle Disney Fernandes para prestar esclarecimentos sobre o pagamento das rescisões comissionados e o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) acima do índice de 9,57%.

Mesmo a Câmara aprovando com certa agilidade os projetos do prefeito Alcides Bernal (PP), João Rocha lembrou, ontem, ainda restar receber respostas a alguns requerimentos dos vereadores, já com prazo regimental vencido. Na sexta-feira, 4, quando ele esteve na prefeitura, Bernal havia feito o compromisso de responder até segunda-feira, 7.

Na ocasião, o secretário de Governo Paulo Pedra disse à imprensa que restavam apenas seis requerimentos sem respostas e que “até à segunda-feira, antes da sessão da terça-feira” enviaria as respostas que faltavam, mas parece que não conseguiu responder todos.

Durante a sessão, a vereadora Thais Helena, na presidência da Casa, chegou a ler uma resposta ao requerimento que solicitava a planta genérica do município, mas as justificativas do Executivo não foram satisfatórias para atender aos parlamentares, que relataram casos em que pessoas receberam o carnê do IPTU com reajuste acima dos 9,57%, percentual que corresponde a variação do IPCA-E (Índice de Preços ao Consumo Amplo Especial) nos últimos 12 meses.

O vereador Chiquinho Teles (PSD) chegou a cobrar que Bernal indique um líder o mais rápido possível na Casa para que os parlamentares tenham as respostas com mais agilidade, referindo-se ao caso dos comissionados que não receberam os direitos trabalhistas da rescisão do contrato com a prefeitura.

Diante das reclamações, a Mesa Diretora, apresentou requerimento convocando os secretários municipais de Administração, Ricardo Trefzger Ballock, e de Planejamento, Finanças e Controle, Disney de Souza Fernandes, para prestarem esclarecimentos na próxima quarta-feira (16), às 9 horas.

Os secretários devem esclarecer aos parlamentares sobre o não pagamento da rescisão salarial dos servidores municipais exonerados após o prefeito Alcides Bernal ser reconduzido ao cargo, mas também serão cobrados para apresentarem a Planta Genérica do município.

Nos siga no Google Notícias