ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vereadores ganham mais prazo da Comissão de Ética para entregar defesa

Antonio Marques | 15/10/2015 12:55
Um erro no procedimento da Comissão de Ética na notificação dos investigados fez prorrogar o prazo de entrega da defesa prévia (Foto: Antonio Marques)
Um erro no procedimento da Comissão de Ética na notificação dos investigados fez prorrogar o prazo de entrega da defesa prévia (Foto: Antonio Marques)

Devido a um erro na condução dos trabalhos da Comissão de Ética, os nove vereadores investigados ganharam mais prazo para entregar a defesa prévia por escrito. Em vez de apresentar no próximo dia 19, eles ganharam, no mínimo, mais uma semana, caso sejam notificados na data de hoje.

O presidente da Comissão, vereador João Rocha (PSDB) negou que isso seja manobra para beneficiar os investigados, “estamos trabalhando com maior lisura”, garantiu ele, explicando que o erro aconteceu por falha da assessoria parlamentar da Procuradoria Jurídica, que dá apoio aos membros da Comissão.

Segundo Rocha, algumas notificações foram protocoladas no gabinete dos vereadores, quando a determinação da Comissão seria notificar o próprio parlamentar, por ser algo pessoal. “A notificação deve ser entregue diretamente ao vereador, pois é ele que vai cumprir o prazo e elaborar a defesa”, justificou.

Outro motivo que levou a prorrogação do prazo foi a ausência do local para apresentação da defesa prévia no ofício da notificação. “Sem a definição se a defesa seria entregue na presidência ou no protocolo da Casa deixou dúvida. Por isso, já corrigimos esses vícios de origem”, comentou o presidente, lembrando que ficou definido que a presidência da Câmara o local para entrega das defesas.

Relator – Na reunião dessa quarta-feira, 14, também ficou deliberado que o vereador Ayrton Araújo (PT) será o relator da Comissão para que elabore apenas um relatório dos nove processos. Até então, a Comissão havia debatido a possibilidade de haver vários relatores, que dividiriam a análise dos processos.

Além de João Rocha, compõem a Comissão os vereadores Chiquinho Teles (PSD), vice-presidente; Vanderlei da Silva Matos, Vanderlei Cabeludo (PMDB); Ayrton Araújo (PT) e Herculano Borges (SD).

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi criada no dia 8 de setembro para investigar a possível quebra de decoro de nove vereadores, Mario Cesar (PMDB); Edil Albuquerque (PMDB); Airton Saraiva (DEM); Waldecy Batista Nunes (PP), o Chocolate; Gilmar da Cruz (PRB); Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão; Edson Shimabukuro (PTB); Paulo Siufi (PMDB) e Jamal Salem (PR), que são alvos no inquérito do MPE na operação Coffee Break, que apura a possível compra dos parlamentares para cassar o prefeito Alcides Bernal (PP), em março de 2014.

Nos siga no Google Notícias