ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vida política de Lúdio Coelho passou por quatro partidos, da UDN ao PSDB

Jorge Almoas | 22/03/2011 18:10
Da esquerda para a direita, Ulisses Guimarães, Juvêncio, Lúdio e Franciso Maia. (Roberto Higa)
Da esquerda para a direita, Ulisses Guimarães, Juvêncio, Lúdio e Franciso Maia. (Roberto Higa)

Ao noticiar a morte de Lúdio Coelho nesta terça-feira, que faleceu aos 88 anos por falência múltipla de órgãos, as lembranças da trajetória política e os detalhes da vida pública do ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande mostram que o desprendimento de Lúdio era atender o próximo.

Para o presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, deputado federal Reinaldo Azambuja, Lúdio Coelho foi uma “alma entregue”. Lúdio era presidente de honra do partido.

“Lúdio Coelho teve a vida pautada pelo trabalho público, por sua entrega em ajudar o próximo. Era um homem honrado, honesto, um exemplo de perfeito e um senador único”, relembrou Azambuja.

O deputado federal comentou ainda que, antes de se filiar, Lúdio foi um dos motivos por sua escolha pelo PSDB. “Quando soube que o Lúdio Coelho estava no PSDB, pensei: ‘É nesse partido que quero estar’”, disse.

Trajetória – Lúdio Martins Coelho iniciou sua caminhada na política na antiga UDN (União Democrática Nacional). Já no PMDB, em 1965, ele disputou o governo do Estado e perdeu para Pedro Pedrossian, filiado ao PSD, que ficou no cargo de 1966 a 1971, no então Mato Grosso uno.

Em 1983, a prefeitura de Campo Grande estava nas mãos do PMDB, que indicou a vereadora Nelly Bacha para comandar o executivo municipal. Naquela época, o governador Wilson Barbosa Martins apontou o nome de Lúdio para disputar as eleições pela prefeitura.

O nome de Lúdio tinha o apoio do PCB e era uma forma de contemplar os ruralistas. Ele venceu a eleição, ficando no cargo de 1983 a 1985.

No ano seguinte, Lúdio saiu do PMDB para disputar o governo do Estado e se filiou ao PTB. Representando a oposição na época, o político perdeu a disputa para Marcelo Miranda, candidato do PMDB, no ano de 1986.

Em 1988, Lúdio concorreu à prefeitura de Campo Grande, sendo eleito com 111.266 votos, ficando no cargo de 1989 a 1992.

Três anos depois, filiado ao PSDB, o nome de Lúdio foi lançado ao Senado federal, na disputa com Ramez Tebet, Ary Rigo, Rachid Derzi, Ricardo Brandão, Alan Pitthan e Francisca Diva.

O pecuarista foi eleito com 383.853 votos. Ele ficou no Senado até 2003.

Nos siga no Google Notícias