A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

24/11/2011 16:48

Votação de licitação para ônibus quase termina em briga na Câmara

Wendell Reis
Vereadores votaram nesta quinta-feira três dos sete projetos enviados pelo prefeito. (Foto: Isaias Medeiros/CMCG)Vereadores votaram nesta quinta-feira três dos sete projetos enviados pelo prefeito. (Foto: Isaias Medeiros/CMCG)

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram na sessão desta quinta-feira (24) a autorização para o Poder Executivo abrir licitação para o transporte coletivo em Campo Grande. A votação quase terminou em briga entre vereadores, com ameaças e empurra-empurra.

Ao defender o seu voto, o vereador Carlos Augusto Borges (PSB) disse que votaria com tranquilidade, porque tinha certeza de que não seria igual a licitação de Porto Murtinho, onde o governo passado abriu licitação e seu parente acabou levando. A declaração foi respondida pela vereadora Thaís Helena (PT), criticando o serviço oferecido atualmente. A vereadora disse que não entraria nos méritos de comparação entre os governos, mas declarou que tinha certeza que as empresas que atualmente fazem o serviço vão ganhar a nova licitação, "deixando as pessoas como se estivessem em uma lata de sardinha e sob chuva e sol".

O vereador Carlos Borges pediu para falar, mas antes de ser autorizado, chamou a atenção do vereador Marcos Alex (PT) e chegou a agredi-lo verbalmente. O vereador teve que ser segurado pelos colegas, Flávio César (PMDB) e Jamal Salem (PR).

A confusão ganhou proporção isustentável até o presidente da Casa, Paulo Siufi (PMDB), ameaçar suspender a sessão se eles não se comportassem. Siufi disse que se não houvesse respeito mutuo agiria de forma enérgica como o regimento prevê, colocando eles para fora, como manda o Regimento. “Já tivemos embate, mas sem perder a classe e compostura”.

Após a confusão, Carlos Borges abriu mão de fala. Já Alex pediu o microfone para dizer que em nenhum momento fez ofensas, justificando ter interferido na discussão temendo o pior no bate-boca entre Carlos Borges e Thais Helena. “Quando quiser resolver na força vou para o UFC. Ninguém vai me intimidar”.

O vereador Carlos Broges pediu para falar e reconheceu que se alterou, mas alegou que Alex sempre entra na conversa 'que não é del'e. Ainda assim ele pediu desculpas e disse que sempre foi 'muito sincero'. E pediu desculpas, 'aos colegas e à população'.

O líder do prefeito, Flávio César (PT do B), defendeu o projeto, alegando que ele vem de encontro a necessidade de um transporte mais adequado, com sistema integrado. Ele lembrou que uma pesquisa recente revelou que o transporte da Capital está entre os melhores do País, mas as mudanças fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela prefeitura em setembro, prevendo nova licitação em seis meses.

O vereador disse, ainda que a nova licitação vai garantir melhorias no serviço e atende as determinações do Governo Federal, para que o município receba os R$ 120 milhões do Mobilidade Urbana. O vereador também garantiu que serão realizadas audiências públicas para ouvir a população.

Os vereadores da oposição criticaram o tempo da concessão, que pode chegar a até 35 anos. Alex e Thaís acreditam que as melhorias já deviam ter sido feitas em outras ocasiões, quando as tarifas foram rajustadas. “Estamos dando cheque em branco para não termos um transporte de qualidade”, declarou Alex. O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis e dois contrários. O prazo máximo para a escolha das novas empresas vence em março de 2012.

O Caso- A abertura de uma licitação para o setor, há décadas sob responsabilidade das empresas ligadas à Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo), foi anunciada no dia 14 de setembro, após Prefeitura e a Associação definirem um acordo que prevê a rescisão do atual contrato, que só terminaria em 2014. Segundo o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), as empresas não teriam condições de fazerem os ajustes necessários, uma vez que, seus contratos venceriam em 2014. Assim, não teriam retorno do valor investido.



Concordo com vc. vereadora Thaís Helena, esse é um jogo de cartas marcadas. Vai continuar tudo do mesmo jeito, com as mesmas empresas prestando um serviço ruim, e ganhando mais dinheiro, e o usuário que se dane.
 
gloria aparecida em 25/11/2011 12:22:05
pedimos aos politicos que votem para colocar ar condicionado pois nossa cidade eo BRAZIL merece o melhor pelo seu povo onibus com ar eo minimo que esse POVO MERECE so DEUS para salvar nossa TERRA BRAZIL
 
marcio saraiva em 25/11/2011 12:07:53
O que é o desespero só porque teremos eleição o ano que vem querem mostrar serviço até mesmo a força, sem contar que as férias deles estão chegando e são os únicos "trabalhadores" que tem "direito" a mais de 90 dias de férias, e pior ganhando muito dinheiro com um monte de pessoas pagas por nós para servi-los,com carros e tudo mais e os verdadeiros trabalhadores pagando a conta....
 
Franciane Vieira da Costa em 25/11/2011 11:42:34
O transporte é uma questão pública e não da arrogância humana.
 
José Carlos em 25/11/2011 11:40:00
Waldir Tavares, primeiro o q esta em debate e a qualidade e a super lotação, outra coisa voce e motorista de alguma coisa? Para um motorista entrar em uma empresa e feito um teste, quem e voce para criticar um motorista trabalhe um dia com um onibus cheio de passageiros estressados para você ver!!!!!!! A proficional e com dois ss, profissional.
 
hugo gabriel em 25/11/2011 10:38:11
tenho certesa que vai continuar tudo como esta mesmas empresas tarifas aumentando a cada ano e descupinha esfarrapada que o valor do transporte ealto porque tem muita gratuidade....
 
MULRILLO CYNTRA em 25/11/2011 10:23:46
Moro na Vila Almeida, e se vc não sabe o horário dos coletivos, vc chega a ficar esperando mais de 30 minutos nos pontos de parada, os coletivos vivem cheios, e muitas das vezes atrasados, com condutores mau educados, principalmente os da Viação Campo Grannde, concordo com a pessoa que disse que todos os ônibus deveriam ter ar condicionado, afinal temos uma das passagens mais caras do BRASIL.
 
Marlene Oliveira em 25/11/2011 10:18:43
Querido Vereador Mário César,

"Lembrou que uma pesquisa recente revelou que o transporte da Capital está entre os melhores do País".

Você é usuário do transporte coletivo para dizer se é bom ou ruim?
Utilize-o todos dias e descubra as necessidades, porque pagar R$2,70
para andar igual sardinha na lata é um absurdo.

 
Renata Carvalho em 25/11/2011 09:52:21
olha, quanto aos ónibus se vocés rodarem o brasil todo são todos iguais, gente andando em pé aguentando os trancos e solavancos dos maus operadores, o que precisa melhorar e a mão de obra, ou seja melhorar e aperfeiçoar ( motoristas ) ter sempre munitores, instrutores, corregindo e acompanhando a operação de cada proficional, oferecendo um transporte sadio a população,terminais são exelentes ..
 
waldir tavares em 25/11/2011 09:47:16
Tinham que proibir estas empresas de participarem desta nova licitação para parar com esta poca vergonha pelo descaso com a população elas participando vocês vão ver irão ganhar e não vai mudar nada a unica coisa que vai mudar vai ser o valor da tarifa que deve aumentar como sempre e a população sofrendo com tudo isto.
 
alan a da s batista em 25/11/2011 09:15:47
Isto e um geito de manipular o sistema porque a concessão iria acabar em 2014 eles participando de uma nova licitação pois prorrogariam a mesma por mais tempo já que eles mesmo irão participar desta licitação e vai continuar esta bagunça que o passageiro não tem direito e a falta de respeito é muita e o pior de tudo a tarifa vair continuar sendo uma das mais caras do pais e não vai mudar nada.
 
alan a da s batista em 25/11/2011 09:11:56
Esses vereadores, não sabem nem o que é andar de onibus, "coletivo", eles sabem bem é conjungar o verbo no singular, eu no meu, tu no seu e vcs que se f...., e ainda vem que com essa balela de licitação, é preciso melhorar o transporte sim não só dos trabalhadores nas em todas as vias de Cpo Grde. Quem mora em nesta cidade a mais de 15 anos da para fazer uma boa comparação d q era edo que é hoje.
 
jose carlos em 25/11/2011 08:59:37
NA VERDADE É QUE ELES NAO TEM MAIS O QUE FAZER, E JA VIU CABEÇA VAZIA É SO PROBLEMA, PORQUE ELES APROVEITAO O MOMENTO SEM TER O QUE FAZER, E VAO VERIFICAR SE AS LEIS JA EXISTENTES ESTAO SENDO FISCALIZADAS, VERIFICAR SE O POVO ESTA CONTENTE COM ELAS, E APROVEITANDO PARAR COM OS PROGRAMINHAS DE TELEVISAO PARA ENGANAREM MAIS O POVO, HIPOCRITAS NEM NO LOCAL DE TRABALHO SE RESPEITAO. BELO EXEMPLO.
 
LUCIANO MARANGONI em 25/11/2011 08:23:03
No momento de sangue quente qualquer pessoa pode exaltar. Isto é coisa que acontece com os pares em sociedade. Se marido e mulher; pais e filhos que são parentes brigam, imagine pessoas diferentes convvendo no mesmo espaço.
 
ANEDINO ROMERO LOPES em 25/11/2011 07:55:49
É, esses dias foi o detutado Lauro Cassem agora é o "bravo" Carlão, será que o PSB esta sob o comando de alguém ligado ao UFC da força ?
 
João Rodrigo em 24/11/2011 11:53:11
Tenho serteza que os nobres vereadores não andão de onibus,é uma vergonha o transporte e de pessima qualidade os onibus não comportão os passageiros sentados,que deveria ser um dos pré-requitos bancos para todos,detalhes é a passagem mas cará do Brasil o que não devemos permitir é uma nová conceção de 35 anos,vamos ficar refem de más uma concessionaria,basta a Enersul e Guariroba mas uma não!.
 
Luis Mário em 24/11/2011 11:46:20
Pode ser quem for...da ala cristão ou não...Falou em DIM DIM... mudam o discurso e tornam-se capazes de sair até no braço... Aff.
 
André Nascimento em 24/11/2011 11:16:01
O povo vota tão bem que o resultado só pode ser este.
 
Áttila Gomes em 24/11/2011 10:12:35
a grande verdade sobre o transporte de nossa capital é o seguinte, poucas empresas tendo um lucro absurdo, com um serviço que precário.
 
Roberto Shimenez em 24/11/2011 09:47:25
Tava mais que na hora de acabar esse monopólio, como muitos sabem São Francisco, Cidade Morena, Campo Grande e Jaguar pertencem ao mesmo grupo, só a Serrana é de fora, será que vamos mesmo ver esse fim? chega de monopólio, fora Assetur!
 
Oswaldo Benites em 24/11/2011 09:21:02
O líder do prefeito, Mário César (PT do B) deve se informar melhor sobre os transportes coletivos de outras cidades de outros Estados. O nosso transporte urbano é precário e caro em relação à muitas outras capitais. Afirmo com conhecimento "in loco" sendo usurário desses meios de transportes aquí e em qualquer lugar que vou..
 
Ezio Jose em 24/11/2011 09:20:01
A verdade é o seguinte,a licitação sera uma manobra para enganar a todos e conseguir a liberação desse dinheiro por parte do governo federal.Quem depende de ônibus continuará sofrendo
 
Adailton de arruda carvalho em 24/11/2011 08:51:50
Licitação para quê? Nunca muda nada. E se o transporte é péssimo, é o poder público o maior responsável. Aceitamos a licitação, do mesmo jeito que comemos salcicha, mas se soubéssemos o que tém ali detro, não aceitávamos a primeira e nunca comeríamos a segunda.
 
Valter Antunes de Oliveira em 24/11/2011 08:19:14
QUANDO ERA VALE TRANSPORTE DE PAPEL, A ASSETUR VEIO COM UMA DESCULPA ASSIM "ESTE VALE VIROU MOEDA CORRENTE, E NOS NÃO PODEMOS EMITI-LOS POIS O UNICO ORGÃO QUE PODE EMITIR DINHEIRO E O BANCO CENTRAL, AGORA ELES INVENTARAM O CARTÃO E NÃO SE PODE ADENTRAR NOS COLETIVOS COM DINHEIRO, O QUE ACONTECEU JA MUDARAM DE IDEIA, RESOLVERAM INVENTAR SUA PROPRIA MOEDA...SEMPRE ENTRANDO EM CONTRADIÇÕES.
 
JULIANO ALVES em 24/11/2011 08:06:40
Como pode um representante do povo,querer agredir outro representante da população para desta forma defender os interesses de umas poucas empresas , que aí estão a vários anos explorando o pobre trabalhador com a conivência do poder público.Se tais empresas não conseguem cumprir com os compromissos assumidos anteriormente não deveriam sequer participarem novamente de um novo certame.
 
silvio areco em 24/11/2011 07:34:15
bom , acho que essa votação cabe a população ,pois creio que é a que realmente sofre com o transporte,os senhores vereadores deveriam fazerem um tour pela cidade nos horàrios de pico(de ônibus é claro) ai sim saberiam as verdadeiras nescessidades da população. fica ai a dica...
Adilio Rodrigues, usuário do transporte coletivo.
 
adilio rodrigues em 24/11/2011 06:35:48
AGORA JA QUE TEM LEI PARA ACABAR COM AS BAGUNÇAS NAS RUAS VAI TER QUE FAZER UMA SO PARA O LEGISLATIVO TAMBEM...
 
macio cabral em 24/11/2011 06:26:44
morro na região do vida nova e não tenho dificuldade de pegar o onibus para o serviço tem muito onibus no horario de pico na minha região parabens viação são francisco
 
AGNALDO XIMENES DE SOUZA em 24/11/2011 06:23:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions