ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Votos dos três senadores de MS ajudam Aécio a retornar ao Senado

Peemedebistas seguiram orientação de voto do partido, enquanto Pedro Chaves contrariou a recomendação do PSC

Nyelder Rodrigues | 17/10/2017 19:30
Pedro Chaves e Simone Tebet horas antes da votação em plenário, em debate na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
Pedro Chaves e Simone Tebet horas antes da votação em plenário, em debate na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

O mineiro Aécio Neves (PSDB) precisava de 41 votos a seu favor para garantir sua continuidade no Senado, derrubando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o afastou do cargo em setembro. E por 44 votos, três deles de senadores de Mato Grosso do Sul, o tucano poderá retornar ao Congresso.

Tanto Waldemir Moka, Simone Tebet (ambos PMDB) e Pedro Chaves do Santos (PSC) votaram na não admissão do afastamento de Aécio - outros 26 senadores votaram sim, somando 70 votos. Não houve abstenções, mas dez faltas.

Os dois peemedebistas, no fim de setembro, também votaram a favor da questão ser analisada em plenário pelo Senado. Além do retorno ao cargo, Aécio não precisará mais cumprir recolhimento noturno.

Para garantir a rejeição do afastamento de Aécio, houve um atraso na sessão, para garantir a chegada do líder tucano Paulo Bauer (SC), que passou mal pouco antes da votação e precisou ir ao hospital. Ele conseguiu retornar para votar.

De acordo com a comentarista de política da Globo News, Cristina Lôbo, Aécio tinha apenas 41 votos garantidos, contando com o de Bauer, sendo que o parecer positivo dos senadores sul-mato-grossenses garantiu uma margem maior para Aécio.

Simone Tebet e Waldemir Moka votaram conforme a orientação do PMDB, enquanto Pedro Chaves dos Santos contrariou a orientação do PSC, que era pelo voto a favor do afastamento do senador mineiro.

A votação ocorreu após a maioria dos ministros do STF decidir, na semana passada, que o tribunal não pode afastar parlamentares por meio de medidas cautelares sem o aval do Congresso Nacional. No fim de setembro, a Primeira Turma da Corte havia decidido, por 3 votos a 2, afastar Aécio do exercício do mandato.

Para isso, foi analisado pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas dos executivos da J&F.

Nos siga no Google Notícias