A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

26/09/2013 17:25

Zeca sugere a Bernal admitir “erros”, fazer reforma e atrair 15 vereadores

Zemil Rocha
Zeca esteve esta manhã com Bernal e sugeriu mudanças (Foto: arquivo)Zeca esteve esta manhã com Bernal e sugeriu mudanças (Foto: arquivo)

O ex-governador e atual vereador Zeca do PT sugeriu esta manhã, durante encontro com o prefeito Alcides Bernal (PP) que ele seja humilde, reconheça seus “erros” e trate imediatamente de abrir sua administração à composição com os partidos políticos, a fim de atrair pelo menos 15 vereadores para ter base de sustentação política na Câmara de Campo Grande.

“Foi uma conversa boa, sincera e de quem quer ajudar. Mostrei para o prefeito que o momento é ruim para ele por alguns equívocos cometidos, que a relação com a Câmara está equivocada, por haver necessidade de uma relação de independência e harmonia entre os poderes”, afirmou Zeca do PT esta tarde, ao ser questionado sobre a reunião de hoje, marcada ontem à noite por Bernal através de uma ligação telefônica.

No encontro desta manhã, Zeca propôs a Bernal uma ampla reforma política, com mudanças no primeiro escalão do governo e aproveitamento das duas novas pastas criadas, secretarias da Mulher e da Juventude, para fechar apoio de partidos e trazer mais vereadores para a base governista, aumentando-a dos atuais 10 integrantes para 15 no mínimo.

Reforma no secretariado - Uma das mudanças no secretariado apontadas por Zeca é na Secretaria de Assistência Social, onde estaria havendo, na opinião dele, uma fraca atuação do governo municipal. A atual titular da pasta, vereadora licenciada, Thais Helena, voltaria para a Câmara, reassumindo o seu mandato. Indagado se teria proposto que Heloísa Berro, que foi sua secretaria de Assistência no governo do Estado, Zeca respondeu: “Não falei nada de nome. Isso é decisão dele. O que eu disse foi que a Thais, mesmo sendo do PT, não tem nenhum projeto para assistência social até agora”.

Caso Bernal aceite a sugestão de Zeca, o líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT), que é suplente de Thaís perde a vaga de vereador. Questionado, então, se conversou com Bernal sobre a ida de Alex para a Secretaria de Governo, pasta que hoje é acumulada pelo secretário de Receita, Gustavo Freire, o vereador Zeca garantiu que não tratou disso. “É até uma boa ideia que você está me dando, mas não falei sobre isso”, assegurou.

Quanto à secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedesc), Zeca do PT considera que a pasta tem problemas sérios que precisam ser sanados. “Estamos perdendo investimentos”, criticou o vereador petista. Negou, porém, que tenha feito sugestão de nomes nessa área ou que fosse buscado um colaborador indicado por entidades empresariais. “Ele tem conselho político para discutir nomes”, ponderou.

Governo de coalizão - A conversa, conforme o vereador, foi baseada em sua experiência de governador do Estado, por dois mandatos consecutivos. “Mostrei a importância da coalizão, a minha experiência no governo do Estado. Disse que dá para construir esse entendimento com partidos como PDT, PR e PTB, nos quais vejo grande simpatia por esse projeto, possibilidade de fazer parte da base”, disse.

Opinou ainda que o prefeito Alcides Bernal tem de fazer algumas mudanças nas áreas de saude e de infraestrutuara, além de lembrar de programas de governo que lançou no Estado e que poderiam se implantados em Campo Grande. “Poderia fazer um restaurante popular por ano”, exemplificou Zeca, enfatizando que vê a necessidade de Bernal fazer “política para os pobres”.

Segundo Zeca, o prefeito progressista “gostou” das propostas apresentadas e se comprometido a estudá-las. “Tem tudo para funcionar, só depende dele colocar em prática”, afirmou o vereador, entusiasticamente.

Fazendo as mudanças na atual gestão e agregando mais partidos com as duas novas secretarias municipais criadas, Zeca considera plenamente factível o crescimento da bancada governista na Câmara para 15 ou 16 vereadores de um total de 29. “Se você construir essa base, faz reunião com 15, 16 vereadores, chama a imprensa, mostrando um gesto positivo, pede desculpa por eventuais erros”, conta Zeca, referindo-se à sugestão que teria dado a Bernal. “Gesto em política é marcante”, ensinou.

 

Zeca fica insatisfeito com visita do prefeito e acaba deixando a Câmara
Insatisfeito com a visita do prefeito Alcides Bernal (PP) à Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (12), Zeca do PT se recusou a participa...
Zeca e Chocolate faltam em reunião de vereadores aliados com Bernal
Os vereadores Zeca do PT e Waldecy Chocolate (PP) foram os únicos parlamentares da base aliada a não comparecerem em reunião de “reencontro” com o pr...


Zeca quer Gilda na Secretaria, na verdade ele tem razão, quem é Thais Helena no Social?
Agora, o Pt ta nadando de braçada nesta administração 70% dos cargos pertence ao PT. Corre na boca solta que "Onde o PP governa o PT dá certo", parece que é verdade. saíram com 4% dos votos e viraram "donos de C.G", por outro lado esse Bernal é cabeça dura e seu vice é espertinho esse danando.
 
Jose carlos Barbosa em 27/09/2013 09:22:17
Parabéns vereador zeca ensina esse cidadão como se administra uma cidade
 
jairo amarante da silva em 27/09/2013 09:14:15
Antes de fazer criticas besteirol, use de sabedoria. O Zeca fez o papel que eu gostaria de fazer se tivesse no lugar dele. Ajudou, deu dicas, ensinou e agradeço muito pela atitude do Zeca. Não falo por partido e nem por paixões loucas. O Vereador independente de interpretações que venha ter, tem que ajudar ao prefeito e ao povo, esqueça partidos e faça valer seu salário.
 
luiz alves em 27/09/2013 09:13:47
Aí falou a voz da experiência. Se o Bernal seguir essas sugestões de quem entende, vai dar um pontapé nesta crise infernal e mandá-la para os quintos. Se não o fizer vai continuar esta coisa que está aí e ele e o POVO se ferrando. Parabéns vereador ZECA pela sugestão, que se atendida salvará Campo Grande vai deslanchar e o POVO será o grande beneficiado!
 
Almir P. Borges em 27/09/2013 09:08:37
Bernal? foi muito nobre o ex governado, falando de sua experiência em 2 mandatos neste estado, não sou eleitor do Zeca mas acredito que ele te deu ótimas dicas!! é e o que o povo de campo grande esta precisando neste momento.
 
Silas Nunes em 27/09/2013 08:22:51
PARABENS NOBRE VEREADOR, GOSTEI MUITO DA SUA NOBRE ATITUDE.
CARO PREFEITO ACATA O CONSELHO DO NOBRE VEREADOR, POIS ELE SABE QUE O QUE É BOM PARA NOSSA LINDA MORENA.
 
FABIO DE MELO em 27/09/2013 08:12:16
Resumindo tudo isso podemos chamar de CONCHAVOS!
SIGNIFICADO:
Ação de conchavar.
Conluio, mancomunação.
Ajuste, negociação
 
Paulo Lopes em 27/09/2013 07:42:09
-Parabéns, Zeca.... Pelo menos um político está com bom senso. Bernal deve aprender que o homem só se torna grande quando aceita se curvar.
 
luis tibo em 27/09/2013 07:21:28
Parabéns Vereador Zeca. Até que enfim o Sr. disse uma coisa certa.
Penso que o Prefeito deveria fazer essa reforma; o senhor só esqueceu de citar a Educação.
Só o prefeito não enxerga o caos que se instala em suas Secretarias. Funcionários trabalhando descontentes, sendo humilhados, etc.
O que não acontece de forma alguma é: "as pessoas em primeiro lugar."
 
Marcela Martins em 26/09/2013 22:14:01
Na concepção desse vereador, reforma, significa distribuir Secretarias, Nomeações, casas e empregos.
 
samuel gomes-campo grande em 26/09/2013 21:50:08
bernal não só votei em voce, como pedi voto a voce por aonde andei ,mas tenho certeza que voce tem que escutar e por em pratica isso que o zeca te falou hoje ,vamos comandar campo grande bernal.
 
ronaldo ferreira bicalho em 26/09/2013 20:51:47
ZECA DO PT, tai o cara que merece todo meu respeito, BERNAL segue o exemplo do cara que já fez muito pelo meu estado antes que seja tarde...
 
Daniel Pereira Barreto em 26/09/2013 19:17:45
Zeca é raposa velha, com a volta da Thais Helena, sai o Ale, atual líder do Bernal na Câmara, e ai abre-se o caminho para ele "Zeca" ser o novo líder do prefeito, uma boa jogada, mais com certeza o prefeito seria muito melhor assessorado, pois como o Zeca tem muita experiencia, ele tornaria mais harmoniosa o relacionamento entre o prefeito e os vereadores. Portanto acho que o Bernal começou a errar desde o inicio, pois de cara ja devia ter nomeado o Zeca como seu líder na Câmara, não que o Ale não seja capaz, mas o Zeca tem muito mais experiencia.
 
juvenil marques do vale em 26/09/2013 18:33:41
SE DEIXAR, ESSE ZECA TOMA CONTA E NÃO É O QUE O POVO QUER, ELE NÃO TÁ COM ESSA MORAL TODA COM A MAIORIA DOS CAMPO-GRANDENSES. O QUE O QUER MESMO É QUE ESSA CÂMARA COMEÇASSE A TRABALHAR PELO BEM DE TODOS.
 
NILTON TEODORO em 26/09/2013 18:07:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions