Moradores reclamam de demora em agência e caixas eletrônicos sem dinheiro
Moradores de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, enfrentam dificuldade para conseguir atendimento nas agências bancárias da cidade. Além da demora excessiva para atendimento, a agência local do Banco do Brasil apresenta constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, segundo o vereador Antônio Francisco da Silva (DEM), o Zuza.
“É um desrespeito o que vem acontecendo com os cidadãos de nosso município”, afirmou ele em nota ao Campo Grande News. Segundo o vereador, a diretoria do banco age com descaso, já que mesmo acionada não toma providências para resolver o problema.
O vereador afirmou que na maioria dos casos a espera por atendimento é superior à uma hora, quase todos os dias, e as filas são tão grandes que se formam até do lado de fora da agência. “O prédio é pequeno e o número de funcionários é reduzido para tantos procedimentos bancários”, afirmou.
Segundo ele, o Banco do Brasil é o público da cidade e realiza todo o movimento financeiro da prefeitura, da Câmara, comércio, agroindústria e principalmente dos pelo menos 3.000 assentados e produtores rurais.
“No local tem operacionalização do crédito rural, renegociação de dívidas do Procera/Pronaf e tudo isso supera em muito a capacidade de atendimento da agência”, observou.
Além da demora, Antonio da Silva relata falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, causando sérios problemas à população. “Muitas pessoas vão diversas vezes para tentar sacar dinheiro, não conseguem e acabam pagando contas com multa por causa do atraso”.
Contra lei – Ele lembra que a demora no atendimento contraria a lei municipal de nº 495, de 31 de maio de 2010, que determina atendimento em até 20 minutos em dias normais, em até 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados e até 35 minutos em dias de pagamentos de funcionários públicos.
“Já informamos essa realidade à diretoria do BB. Uma comissão de vereadores esteve na Superintendência em Campo Grande pedindo as providências, mas aconteceram apenas promessas e nada foi cumprido e o problema já dura mais de cinco anos”, afirmou.
Segundo ele, os moradores culpam o prefeito e os vereadores pelos transtornos. “Somos acusados de não fazer nada, mas o problema é o banco que tem que resolver”.
BB responde – Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o Banco do Brasil informou que a gestão de numerário em caixas eletrônicos avalia fatores como segurança e estudos da rotina e hábitos de cada praça, “a fim de assegurar a disponibilidade dos valores e a conveniência nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil”.
Ainda conforme a nota, o banco reforça seu compromisso em oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, pois disponibiliza também canais alternativos de atendimento, como correspondentes bancários, central telefônica, mobile banking (celular) e internet. “Em particular, a cidade de Itaquiraí MS dispõe dois correspondentes bancários”.
Bradesco – Antonio da Silva cobrou também providências do Bradesco para a instalação de uma agência na cidade. Segundo ele, membros da diretoria estiveram na cidade e prometeram a agência. “Mas continua apenas esse um posto de atendimento, sem estrutura nenhuma e sem dinheiro nos caixas”, reclamou.
Segundo ele, moradores de assentamentos vêm à cidade à procura de atendimento bancário, perdem dias serviços e muitas vezes não conseguem sacar o salário. “É muito desrespeito com Itaquiraí e com a nossa gente”.