ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Carro impede utilização de vaga para deficiente durante 3 horas

Adriano Fernandes | 09/09/2014 14:04
O carro ficou no local por aproximadamente três horas. (Foto:Repórter News)
O carro ficou no local por aproximadamente três horas. (Foto:Repórter News)

Impedir o acesso a vagas destinadas a deficientes físicos, ou estacionar nesse tipo de vaga, é infração prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e, mais uma vez, a prática foi flagrada por um leitor do Campo Grande News. A prática foi vista na rua Barão do Rio Branco, em frente a uma agência do Banco Itaú na região central da Capital.

“A guia rebaixada e a 'discreta' marcação na calçada não impediram o motorista de estacionar o veículo na entrada da vaga especial”, conta Paulo Satyro, gerente de negócios de 40 anos que registrou o ocorrido e enviou imagens da situação via WhatsApp.

De acordo com Paulo, o veículo Chevrolet Agile ficou estacionado no local por aproximadamente três horas. Ele explica que a prática é muito comum e, o receio, é que a situação se repita mais vezes.

A prática é frequente na área central da Capital. O intenso fluxo de veículos, a falta de vagas e o aumento crescente na demanda de carros são alguns dos fatores que apontam para as ocorrências.

Prática é frequente no centro da Capital. (Foto:Repórter News)
Prática é frequente no centro da Capital. (Foto:Repórter News)

Penalidade - No caso registrado nas imagens, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) explica que há parquímetro próximo à vaga e que, nessa situação, o motorista não é penalizado. Cabe ao banco pedir à empresa que administra os parquímetros que seja feita a retirada do aparelho.

Segundo lei regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), deve haver reserva de, pelo menos, 2% da área de estacionamento a portadores com deficiência completa ou apenas de locomoção.

Se o infrator for pego em flagrante, é gerada a perda de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e, ainda, é aplicada uma multa de R$ 86,00.

A Agetran pede a colaboração da população e disponibiliza, para denúncias, os telefones 3314-3422, 3314-3423 ou no 118. Acionada, uma equipe é enviada ao local para averiguar a situação da ocorrência.

Nos siga no Google Notícias