ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Retrospectiva 2013

Mandantes da execução de delegado seguem impunes seis meses depois

Graziela Rezende | 28/12/2013 09:22
Mandantes da execução de delegado seguem impunes seis meses depois

Possível vítima de suas investigações e denúncias, o advogado e delegado aposentado Paulo Magalhães de Araújo, 57 anos, foi executado no dia 25 de junho deste ano, em Campo Grande. O crime causou revolta de familiares, amigos e alunos da vítima, que ainda exercia a função de professor universitário. Seis meses após o fato, dois culpados foram denunciados. No entanto, os “mandantes” continuam impunes.

"Esta foi e é uma investigação complexa. O crime ocorreu praticamente no centro de Campo Grande, na porta de uma escola e que teve como vítima um professor, ex-delegado, advogado e pai de família, por isso tamanha repercussão social. Para nós, no entanto, a investigação de um homicídio é sempre a mesma, envolvendo certo risco", afirma o delegado Alberto Vieira Rossi, um dos responsáveis pela investigação.

Dias antes, Magalhães estava envolvido nas manifestações populares ocorridas na Capital, para pedir a aprovação da PEC 37, que limitaria o poder de investigação do Ministério Público. A vítima ainda finalizava a divulgação do seu livro “Conspiração Federal”, inclusive com a disponibilização gratuita pela internet. Ele, porém, logo depois recebeu a notícia de proibição dos downloads pela 15ª Vara Cível.

Assassinato chocou os moradores de Campo Grande pela ousadia dos bandidos (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Assassinato chocou os moradores de Campo Grande pela ousadia dos bandidos (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O teor de todas as denúncias jamais foi divulgado. Sabe-se somente que ele expõe irregularidades na Penitenciária Federal de Campo Grande, citando a instalação de câmeras clandestinas e o comportamento de agentes diante o fato. Por todo esse trabalho, considerado “perigoso” por muitos, Magalhães confessou, pouco antes da sua morte, que respondia a 21 ações criminais e oito cíveis por calúnia e difamação.

Em pouco tempo de investigação policial, houve a suspeita de que este crime pode ter envolvimento com outros ocorridos na cidade, como por exemplo, o assassinato do policial aposentado e ex-dono do jornal eletrônico UH News, Eduardo Carvalho, 51 anos, em 21 de novembro do ano passado. Ambos foram mortos de maneira semelhante, próximo de casa e por pistoleiros em uma motocicleta.

Inquérito - A elucidação do caso ainda envolve policiais da DEH (Delegacia Especializada em Repressão a Homicídios), 1ª Delegacia de Polícia e o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros). Após diligências e ligações anônimas que apontavam os executores, foram presos o guarda municipal José Moreira Freires, 40 anos, o Zezinho, e o segurança Antônio Benitez Cristaldo, 37.

A dupla ainda contou com a ajuda de um terceiro elemento, identificado como Rafael Leonardo dos Santos, 29 anos. Este último foi morto e teve parte do corpo dilacerado, sendo que José e Antônio teriam o matado para não serem denunciados à Polícia. Além deles, policiais e até pessoas com envolvimento no jogo do bicho foram investigados. Esta, inclusive, é uma das vertentes policiais para chegar aos “mandantes” do crime.

No dia 21 de novembro, na 1ª audiência, 20 das 52 testemunhas convocadas foram ouvidas. Mais outras duas ocorreram e o caso agora conta com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado). O reforço é por conta da suspeita de mais quatro pessoas envolvidas no homicídio e a suposta ligação com o crime organizado ou o jogo do bicho.

À queima roupa – No dia do crime, por volta das 17h40, Paulo aguardava na fila para buscar a filha na escola, a duas quadras da sua casa, na rua Alagoas, bairro Jardim dos Estados. Chovia e ele estava dentro do seu carro, quando o bandido chegou a porta e atirou ao menos seis vezes.

As balas quebraram o vidro do jipe do delegado e acertaram o tórax e a cabeça de Paulo Magalhães. Uma das balas entrou pelo pescoço e saiu pelo crânio, matando a vitima instantaneamente.

Nos siga no Google Notícias