A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

03/09/2014 12:58

Embrapa disponibiliza manual de boas práticas na internet

Priscilla Peres

O BPA (Programa de Boas Práticas Agropecuárias) vai completar dez anos em 2015 e em comemoração, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está disponibilizando na internet o Manual Digital de Boas Práticas Agropecuárias. O objetivo é facilitar o processo de divulgação e capacitação de produtores e funcionários.

O conteúdo foi adaptado para o cenário virtual, prevalecendo, entretanto, as temáticas trabalhadas pelo Programa - gestão da propriedade, função social do imóvel, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações, manejo pré-abate, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo.

“Em formato assincrônico, no qual o usuário não precisa estar conectado, simultaneamente, e sem a necessidade de um tutor, o Manual será em módulos para facilitar o entendimento. Os temas poderão ser acessados individualmente, facilitando a busca pelas informações”, conta Luiz Antonio Dias Leal, analista de comunicação da Embrapa, responsável pela atividade

A ferramenta está disponível na página eletrônica do Programa (http://cloud.cnpgc.embrapa.br/bpa/). Os conceitos BPA também deram suporte à elaboração da Série Qualidade e Segurança Alimentar/Carne Bovina do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

BPA – É um conjunto de normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores com a finalidade de tornar as propriedades mais rentáveis e competitivas. Começou em 2005 com o treinamento de técnicos agropecuários do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul ) em multiplicadores do BPA no Estado.

A partir de 2007, tornou-se nacional envolvendo as principais regiões de pecuária de corte do país e as Unidades da Embrapa transformaram-se em polos de difusão. Em 2011, recebeu o reconhecimento oficial do MAPA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria Interministerial N. 36, que instituiu o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias, estendendo a proposta às cadeias de frango, suíno e gado de leite.

Hoje mais de 200 estabelecimentos rurais das regiões norte, centro-oeste, sul e diversas propriedades sul-mato-grossenses, ligadas à Novilho Precoce, integram o projeto em diferentes estágios de evolução. Algumas fazendas estão em fase de negociação, outras implantação e 24 receberam o Atestado de Adequação nas categorias bronze, prata ou ouro.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions