ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Embrapa disponibiliza manual de boas práticas na internet

Priscilla Peres | 03/09/2014 12:58

O BPA (Programa de Boas Práticas Agropecuárias) vai completar dez anos em 2015 e em comemoração, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está disponibilizando na internet o Manual Digital de Boas Práticas Agropecuárias. O objetivo é facilitar o processo de divulgação e capacitação de produtores e funcionários.

O conteúdo foi adaptado para o cenário virtual, prevalecendo, entretanto, as temáticas trabalhadas pelo Programa - gestão da propriedade, função social do imóvel, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações, manejo pré-abate, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo.

“Em formato assincrônico, no qual o usuário não precisa estar conectado, simultaneamente, e sem a necessidade de um tutor, o Manual será em módulos para facilitar o entendimento. Os temas poderão ser acessados individualmente, facilitando a busca pelas informações”, conta Luiz Antonio Dias Leal, analista de comunicação da Embrapa, responsável pela atividade

A ferramenta está disponível na página eletrônica do Programa (http://cloud.cnpgc.embrapa.br/bpa/). Os conceitos BPA também deram suporte à elaboração da Série Qualidade e Segurança Alimentar/Carne Bovina do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

BPA – É um conjunto de normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores com a finalidade de tornar as propriedades mais rentáveis e competitivas. Começou em 2005 com o treinamento de técnicos agropecuários do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul ) em multiplicadores do BPA no Estado.

A partir de 2007, tornou-se nacional envolvendo as principais regiões de pecuária de corte do país e as Unidades da Embrapa transformaram-se em polos de difusão. Em 2011, recebeu o reconhecimento oficial do MAPA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria Interministerial N. 36, que instituiu o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias, estendendo a proposta às cadeias de frango, suíno e gado de leite.

Hoje mais de 200 estabelecimentos rurais das regiões norte, centro-oeste, sul e diversas propriedades sul-mato-grossenses, ligadas à Novilho Precoce, integram o projeto em diferentes estágios de evolução. Algumas fazendas estão em fase de negociação, outras implantação e 24 receberam o Atestado de Adequação nas categorias bronze, prata ou ouro.

Nos siga no Google Notícias