ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Inscrições de prêmio sobre boas práticas agrícolas são prorrogadas

Iniciativas devem estar relacionadas a algum tipo de sistema agrícola tradicional.

Ricardo Campos Jr. | 03/02/2018 13:55

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prorrogou até o dia 20 de fevereiro as inscrições do prêmio de boas práticas voltadas aos sistemas agrícolas tradicionais, em que serão reconhecidas as 15 melhores iniciativas de todo o país. O objetivo da condecoração é incentivar e fortalecer a articulação, mobilização e formação de redes comunitárias.

Serão pagos R$ 70 mil a cada um dos cinco primeiros colocados. Os demais vencedores receberão R$ 50 mil cada. Além disso, eles ganharão uma capacitação e a chance de concorrer ao título de Patrimônio Cultural do País concedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Também será concedido aos ganhadores o selo internacional como Giahs (sigla em inglês para Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global), que já foi concedido a produtores de 17 países, mas o Brasil ainda não foi contemplado.

O que é? - O Sistema Agrícola Tradicional é um conjunto de saberes que envolve desde os mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas, artefatos e outras manifestações associadas aplicadas no campo principalmente pelos povos e comunidades tradicionais ou agricultores familiares.

Interessados em inscrever uma iniciativa devem obrigatoriamente procurar uma entidade que comprove o histórico de relacionamento dos participantes do concurso com grupo ou comunidade detentora de algum desses saberes.

Nos siga no Google Notícias