A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

03/02/2018 13:55

Inscrições de prêmio sobre boas práticas agrícolas são prorrogadas

Iniciativas devem estar relacionadas a algum tipo de sistema agrícola tradicional.

Ricardo Campos Jr.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prorrogou até o dia 20 de fevereiro as inscrições do prêmio de boas práticas voltadas aos sistemas agrícolas tradicionais, em que serão reconhecidas as 15 melhores iniciativas de todo o país. O objetivo da condecoração é incentivar e fortalecer a articulação, mobilização e formação de redes comunitárias.

Serão pagos R$ 70 mil a cada um dos cinco primeiros colocados. Os demais vencedores receberão R$ 50 mil cada. Além disso, eles ganharão uma capacitação e a chance de concorrer ao título de Patrimônio Cultural do País concedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Também será concedido aos ganhadores o selo internacional como Giahs (sigla em inglês para Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global), que já foi concedido a produtores de 17 países, mas o Brasil ainda não foi contemplado.

O que é? - O Sistema Agrícola Tradicional é um conjunto de saberes que envolve desde os mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas, artefatos e outras manifestações associadas aplicadas no campo principalmente pelos povos e comunidades tradicionais ou agricultores familiares.

Interessados em inscrever uma iniciativa devem obrigatoriamente procurar uma entidade que comprove o histórico de relacionamento dos participantes do concurso com grupo ou comunidade detentora de algum desses saberes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions