A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

20/07/2017 11:23

Novas regras para combate da ferrugem asiática da soja entram em vigor hoje

Priscilla Peres
A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade.
(Foto:  Embrapa Agropecuária Oeste)A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade. (Foto: Embrapa Agropecuária Oeste)

A partir de hoje (20) agricultores de Mato Grosso do Sul precisam ficar atentos às novas regras de cultivo de soja para combate da ferrugem asiática nas lavouras. O projeto de lei nº 5.025 foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicado hoje.

A partir de agora produtores estão proibidos de cultivar soja em cima de soja e devem, obrigatoriamente, respeitar o período anual de vazio sanitário, que são três meses (de 15 de junho a 15 de setembro).

Neste período, além de não plantar o grão, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, que são conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos, e antes de plantar, é preciso ficar atento ao prazo de cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja.

O produtor também deve fazer o registro da semeadura até o dia 10 de janeiro de cada ano, imediatamente depois de semear o grão. Quem deixar de cumprir o calendário ficará sujeito a multa de 200 UFERMS.

Agricultores que plantarem soja sobre hoje ainda poderão ter que arcar com multa de 1 mil UFERMS. A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) ficará responsável por orientar e tirar dúvidas dos produores.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions