Ministério da Saúde envia 10,7 mil vacinas contra vírus causador da bronquiolite
Imunização tem como alvo gestantes e visa reduzir casos graves de bronquiolite em recém-nascidos
O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (2) a distribuição da vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório) em todo o país, com Mato Grosso do Sul recebendo 10.755 doses para dar início à vacinação de gestantes. O imunizante, que será oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), visa reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos, doença respiratória que pode ser grave.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição nacional da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), com Mato Grosso do Sul recebendo 10.755 doses. O imunizante, disponibilizado gratuitamente pelo SUS, será aplicado em gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A vacina oferece 81,8% de proteção contra doenças respiratórias graves em bebês nos primeiros três meses de vida. O VSR é responsável por aproximadamente 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos, e a imunização visa reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Mato Grosso do Sul está preparado para iniciar a vacinação, com toda a rede de saúde organizada e as equipes já treinadas. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) concluiu a capacitação das equipes municipais e alinhou fluxos com as UBS (Unidades Básicas de Saúde) que irão aplicar as doses.
- Leia Também
- MS receberá mais de 10 mil doses de vacina contra vírus causador da bronquiolite
- Gripe fora de época tem a ver com mudança climática, diz pneumologista
As primeiras vacinas, previstas para chegar entre hoje e amanhã (3), serão distribuídas para os municípios conforme a logística local, e a expectativa é que 100% do público-alvo, gestantes a partir da 28ª semana de gestação, recebam a dose do imunizante.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, afirmou que a preparação da rede garante segurança e eficiência. "O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com fluxo definido, garantindo segurança e eficiência na distribuição e aplicação."
Gestantes e bebês - O VSR é responsável por cerca de 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos, e a vacinação visa proteger os recém-nascidos contra a doença. O imunizante foi desenvolvido para gestantes, a partir da 28ª semana de gestação, e se mostrou eficaz em estudos clínicos, oferecendo 81,8% de proteção contra doenças respiratórias graves nos bebês nos primeiros três meses de vida.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância dessa medida. "A chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras."
Com o apoio do Instituto Butantan e o acordo com o laboratório produtor, o Brasil passou a fabricar a vacina contra o VSR, o que garante maior autonomia e acesso da população à proteção.
Além de reduzir os casos de bronquiolite, a vacina também diminui a pressão sobre os hospitais e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos meses mais críticos, especialmente durante o período de maior incidência do VSR.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


