ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Saúde em Equilíbrio

Dor de cabeça e trações musculares na coluna cervical

Dra. Thais Cristina Leite (*) | 20/06/2023 11:35

Você sabia que a dor de cabeça é uma queixa comum e pode ter diferentes causas, incluindo as trações musculares na coluna cervical? Nessa região, encontramos os músculos subociptais, que desempenham um papel importante no desenvolvimento da dor de cabeça associada a essa disfunção.

Essas trações musculares podem resultar em uma série de sintomas, incluindo dor de cabeça. Os músculos subociptais, ao se contraírem, podem tracionar as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esse mecanismo de tração pode comprometer a vascularização adequada das meninges, prejudicando o suprimento de sangue e oxigênio para essas estruturas.

É importante ressaltar que a dor de cabeça relacionada às trações musculares da coluna cervical pode ser agravada por fatores como má postura, estresse, tensão emocional e atividades repetitivas que envolvem o pescoço.

Nossa dica de hoje é: se você sente dor de cabeça com muita frequência, procure tratamento. Para o diagnóstico adequado e tratamento dessa disfunção, é essencial buscar a orientação de um profissional de saúde, como médico ou fisioterapeuta, especializado em patologias da coluna cervical. Eles realizarão uma avaliação clínica minuciosa, considerando a história do paciente, a análise postural e a realização de exames complementares, se necessário.

O tratamento pode envolver diferentes abordagens, como fisioterapia, terapia manual, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, técnicas de relaxamento, entre outros, visando reduzir as trações musculares, restaurar a vascularização adequada das meninges e aliviar a dor de cabeça associada.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias