ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Aplicativo para celular mostra rotas, tráfego e até blitze em tempo real

Filipe Prado | 21/08/2014 17:39
O app mostra os locais com trânsito afogado, blitz e acidentes, tudo editado pelos usuários (Foto: Divulgação)
O app mostra os locais com trânsito afogado, blitz e acidentes, tudo editado pelos usuários (Foto: Divulgação)

Caracterizado como um aplicativo social de tráfego, o Waze está se expandindo pelo Brasil, com mais de seis milhões de usuários, e começou a cair no gosto dos campo-grandenses. O aplicativo mapeia as ruas do município e alerta sobre blitze e acidentes no trânsito.

O Waze, criador em 2009 e disponível para Android, iOS, Windows Phone e Blackberry, permite que o usuário possa informar outros motoristas sobre os melhores caminhos, mostrando se há congestionamentos, blitz ou acidentes, ainda dando opções de rotas alternativas.

Muitos usuários usam o aplicativo para avisar sobre blitzes (Foto: Divulgação)
Muitos usuários usam o aplicativo para avisar sobre blitzes (Foto: Divulgação)

Quando o aplicativo é ativado, os usuários o utilizam como um GPS (sistema de posicionamento global), com opções de rota, distância e tempo. Todas as informações são baseadas nas coletadas por outros motoristas que estão utilizando no Waze. O app ainda “aprende” os padrões dos usuários, definindo a rota de acordo com o motorista.

A opção “Editor de Mapas” dá a liberdade para o usuário compor e atualizar o app em sua área.

A integração com o Facebook também é o diferencial. Os motoristas podem “logar” a rede social no Waze, assim formar uma comunidade com os amigos, visualizando as suas rotas e onde estão. Além de serem notificado quando algum amigo está próximo.

Perdendo somente para os Estados Unidos, o Brasil tem o segundo maior número de usuários do mundo, seis milhões. No total, são 50 milhões de motoristas que utilizam o app no mundo.

Nos siga no Google Notícias