ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Sinal analógico chega ao fim, mas kits ficam disponíveis por mais 30 dias

Quem tem direito a adquirir os equipamento sem pagar nada deve ficar atento ao prazo

Liniker Ribeiro | 30/10/2018 16:07
Equipamentos do Seja Digital sendo apresentados (Foto: Arquivo)
Equipamentos do Seja Digital sendo apresentados (Foto: Arquivo)

O sinal analógico será desligado em Campo Grande e no município de Terenos, nesta quarta-feira (31). Com isso, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Agora não tem saída, é necessário o uso de equipamentos específicos. Quem tem direito ao kit - distribuído de graça pela equipe do Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração dos sinais - deve retirar o material em no máximo 30 dias após o desligamento.

"Não há possibilidade de estender o prazo", avisa o gerente regional da entidade, Wellington Vidaurre. Segundo ele, a autorização para que as emissoras desliguem o sinal analógico está liberada desde o dia 14 de agosto, mas elas optaram por fazer o encerramento no limite do prazo.

O sinal será oficialmente desligado às 23h59 do último dia de outubro. A campanha que anunciou a mudança teve início no mês de novembro de 2017, mas aqui em MS, o trabalho maçante vem sendo realizado desde março deste ano. Pontos de entrega dos kits com antena e conversor digital foram montados aqui na Capital e em Terenos.

"Nossa meta era entregar 111 mil kits e acabou que superamos esse número. Foram distribuídos cerca de 128 mil", revelou Vidaurre. Quem quiser consultar se tem direito a receber os equipamentos de graça, deve entrar em contato com entidade por meio do telefone 147. Por ele, as famílias também podem marcar a retirada do kit.

Como o volume de pessoas que não fizeram a retirada diminuiu, de seis dos locais de entrega, dois ainda funcionam normalmente. A escolha de onde retirar é feita pela pessoa, durante o agendamento por telefone. Em Terenos um posto foi montado.

Cronograma - O desligamento do sinal analógico, nesta quarta-feira, será em todas as capitais brasileiras, assim como em diversos municípios. Aqui no Estado, as próximas cidades que vão deixar de transmitir em analógico são: Dourados, Douradina, Vicentina, Itaporã, Deodápolis e Caarapó.

Nestes municípios, o prazo encerra no dia 5 de dezembro. Até o fim de 2023, o sinal deixará de ser transmitido em todo o país. Dúvidas e informações também podem ser obtidas por meio da página da entidade, na internet (sejadigital.com.br)

Nos siga no Google Notícias