A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

08/05/2013 21:32

Sob 16ºC, católicos pedalam e unem a fé com conscientização no trânsito

Nyelder Rodrigues
Cerca de 300 pessoas pedalaram pela Afonso Pena em ação de conscientização (Foto: Marcos Ermínio)Cerca de 300 pessoas pedalaram pela Afonso Pena em ação de conscientização (Foto: Marcos Ermínio)

O frio de 16ºC nesta noite de quarta-feira (8) em Campo Grande não espantou o público da 4ª edição do Pedal Cristo, evento que visa chamar a atenção da população quanto a segurança no trânsito, principalmente aos ciclistas.

Organizado pelos Amigos da Canção Nova, a pedalada teve início no Santuário Nossa Senhora da Abadia, às 19h, com uma missa na paróquia, localizado na rua Cel. Cacildo Arantes, 408, bairro Chácara Cachoeira. De lá, a pedalada desceu pela Afonso Pena até a Praça do Rádio Clube.

Na praça, os participantes fizeram um momento de evangelização e louvor, com músicas, e também uma parada de descanso para seguirem até a Paróquia Santo Antônio, que fica na avenida Calógeras, quase esquina com a rua 15 de Novembro, no Centro.

Cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos não se esconderam do frio e encararam a pedalada. Um deles é o estudante de Odontologia Guilherme Maidana, de 21 anos.

“Foi muito boa a pedalada e quero voltar para a próxima. É totalmente diferente, muito animado, muito bom mesmo”, comentou Guilherme, que foi ao evento a convite dos tios e achou o percurso tranquilo e leve. “É praticamente de descida”, conta.

Quem também participou foi o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), tenente-coronel Alírio Villasanti. Além de parabenizar a organização pelo evento, ele ressaltou a importância da iniciativa.

“É ecologicamente correto, estimula a atividade física e vai de encontro com as nossas ações na Ciptran, que é de conscientizar a população sobre as questões do trânsito. Por isso, sempre vamos apoiar e participar ativamente dessas iniciativas”, explicou Villasanti, lembrando que a ação serve com prevenção e ajuda na mudança de comportamento das pessoas.

A ideia da pedalada surgiu em Cuiabá (MT), onde o evento faz sua 10ª edição no próximo sábado (11). Noções básicas de trânsito são estimuladas nos ciclistas, como indicar com gestos para onde vai virar, se vai parar, se há obstáculos, além de orientações sobre a distância a manter de veículos, entre outros.




Parabéns pela iniciativa, muito bom mesmo o incentivo à conscientização do trânsito na capital e aos ciclistas. Apenas um alerta, seria de maior peso o Pedal Cristo se todos estivessem usando equipamento de segurança, como capacete.
 
William Deivid em 09/05/2013 08:10:48
É bem isso o que a Marina comentou. Esses ciclistas deveriam procurar conscientizar os motoristas durante o dia, principalmente na hora do "rush", onde sobram desrespeito e imprudência por parte de todos. FAVOR publicar o meu comentário.
 
Marcelo Mendes em 09/05/2013 07:35:40
que lindo todas essas pessoas que desfilaram de bicicleta pelas ruas á noite, só que que, desfilaram, elas não usam a bicicleta para trabalhar, como seu meio de locomoção, e a noite; faz isso de dia, sob o sol, trânsito caótico, horário para trabalhar, quero ver, quem prega essa modalidade se esquece da realidade de campo grande MS. publiquem viu.
 
marina lima da silva em 09/05/2013 07:17:24
Tudo muito bom , agradável e organizado. Parabéns a todos.
 
George Silva em 09/05/2013 05:03:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions