ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Ano termina hoje com brasileiros viajando, apesar da pandemia

Paulo Nonato de Souza | 31/12/2020 07:51

A contar de 18 deste mês de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021 os 32 aeroportos com voos comerciais regulares que estão sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), incluindo o Aeroporto Internacional de Campo Grande, receberão 1,91 milhão de passageiros. Conforme o levantamento da estatal aeroportuária, o movimento será 41% menor se comparado ao mesmo período de 2019.

Os dados da Infraero revelam que 3,27 milhões de pessoas passaram pelos mesmos 32 aeroportos durante as festas de fim de ano de 2019. A queda no movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros está diretamente relacionada ao novo coronavírus (Covid-19).

O Ministério do Turismo estima que 4,3 milhões de pessoas devem viajar pelo Brasil neste fim de ano, incluindo o movimento em aeroportos e rodoviárias. Pelo rodoviária de Campo Grande, por exemplo, a estimativa é de que passarão 40,5 mil pessoas, entre chegadas e partidas.

Em nota divulgada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) diz que a partir da segunda quinzena de dezembro até este fim de semana, a média diária de decolagens previstas para ocorrer em todos os aeroportos do país oscila entre 72% e 70% da média das semanas anteriores à confirmação da presença do novo coronavírus no Brasil, no fim de fevereiro.

Não menospreze o vírus - Para tentar minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, a Infraero recomenda antecipação do check-in por meio dos canais digitais da empresa aérea pela qual irá viajar, e sugere ter cópia da passagem no celular para evitar manusear cartões de embarque impressos.

De acordo com regras adotadas em todos os aeroportos do país, a Infraero recomenda que, em caso de viagens nacionais, os passageiros cheguem ao aeroporto com no mínimo 1h30 antes do horário do voo. Se o voo for internacional, o ideal é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.

No saguão e na sala de embarque é necessário manter o distanciamento, respeitar as sinalizações e evitar aglomerações. O uso de máscaras é obrigatório também durante a viagem, ou seja, dentro do avião, além de álcool em gel disponível em diversos setores dos aeroportos. Quem fizer compras em lojas, restaurantes ou lanchonetes, a recomendação é para que evite utilizar dinheiro, priorizando o pagamento com cartões ou aparelhos de celular.

Quanto aos protocolos contra o coronavírus nos destinos turísticos, o Ministério do Turismo pede que os viajantes fiquem atentos aos selos de viagem segura. O próprio MinTur lançou, em julho, o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, que estabelece práticas de biossegurança, e recomenda que antes de fechar o pacote de viagem os turistas questionem os estabelecimentos por onde irá passar sobre o cumprimento das regras de enfrentamento à pandemia.

Nos siga no Google Notícias