A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019


26/06/2019 06:03

Com Banho de São João, festa junina ganha status de produto turístico

A festa corumbaense faz parte do calendário nacional do Ministério do Turismo e está entre os principais eventos juninos do país

Paulo Nonato de Souza
A cada edição cresce o interesse pelo Arraial do Banho de São João, uma tradição junina de Corumbá que vem desde o Século 19 (Foto: Clóvis Neto)A cada edição cresce o interesse pelo Arraial do Banho de São João, uma tradição junina de Corumbá que vem desde o Século 19 (Foto: Clóvis Neto)

O Arraial do Banho de São João de 2019, em Corumbá, a 417 km de Campo Grande, terminou como de costume, na virada do dia 23 para 24 de junho, e com a sua tradição que vem desde o Século 19 já pode começar a trabalhar o evento de 2020 no patamar de produto turístico brasileiro.

A sinalização neste sentido partiu do Ministério do Turismo ao anunciar, esta semana, o plano de investir na consolidação das festas juninas como produto turístico do Brasil, e o Banho de São João, um ritual em que os festeiros carregam em procissão a imagem do santo pelas ruas da cidade até as águas do rio Paraguai, está entre as principais festas juninas do país,

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o Ministério do Turismo diz que as festas juninas, além de marcarem a cultura do Brasil, são indutoras de geração de emprego e renda, principalmente nas comunidades locais.

“O forte envolvimento das populações locais nas festas juninas impulsiona o turismo regional. Estes eventos atraem visitantes de todo o Brasil e do mundo que desejam conhecer a diversidade cultural que o país tem a oferecer. É um produto turístico que tem a cara do Brasil e está em franco processo de estruturação e consolidação”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O cantor campo-grandense, Dudu Lino, fez o show da noite de encerramento do Arraial do Banho de São João 2019 (Foto: Hector Diego/Assessoria)O cantor campo-grandense, Dudu Lino, fez o show da noite de encerramento do Arraial do Banho de São João 2019 (Foto: Hector Diego/Assessoria)

Este ano, o Arraial do Banho de São João teve programação de quatro dias, de 20 a 24 deste mês, com concurso de andores, concurso de quadrilhas e shows musicais de Isac e Bandão, Gurizada Baileira, Marinho Azevedo, Matogrosso e Mathias, Izze, Marcelo e Renato, Tiel e Renan, Alex e Yvan e Dudu Lino. Artistas sul-mato-grossenses em maioria.

O ponto alto da festa é o banho do santo. Centenas de devotos vão até o rio Paraguai para banhar a imagem de São João, no Porto Geral de Corumbá. Os andores carregados pelos devotos percorrem a Ladeira Cunha e Cruz até às margens do rio em um ritual que lembra o batismo de João Batista nas águas do rio Jordão. O Banho do Santo faz parte do Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo, desde 2017.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.