ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Lugares por Onde Ando

Conheça Galápagos, lugar onde ilhas nascem de vulcões

Paulo Nonato de Souza | 14/02/2023 08:12
Galápagos chama a atenção pelos muitos vulcões, um deles é o Los Túneles, na ilha Isabela, um passeio único (Foto: Reprodução/Latam).  
Galápagos chama a atenção pelos muitos vulcões, um deles é o Los Túneles, na ilha Isabela, um passeio único (Foto: Reprodução/Latam).

Ilhas Galápagos, no Equador. É um destino cheio de encantos, começando pelo fato de ter sido o berço da teoria da evolução de Charles Darwin. No arquipélago equatoriano o naturalista britânico fez a descoberta sobre como as espécies evoluem em função do seu ambiente e das suas necessidades. Por isso, e por muitos outros motivos, esse destino é tão mágico e imperdível.

É possível chegar em Galápagos descendo no aeroporto Seymour, o primeiro aeroporto ecológico do mundo localizado na ilha de Baltra ou no aeroporto da Ilha de San Cristóbal. Ambas as ilhas são muito turísticas, então qualquer uma das duas é uma boa opção de porta de entrada ao arquipélago. Quem pretende explorar a maior parte das ilhas pode se programar para chegar por um aeroporto e partir por outro, uma alternativa para quem quer conhecer mais lugares e poupar tempo nos transfers.

A viagem é uma aventura que a beleza das ilhas faz valer a pena. A Latam tem voo para San Cristóbal a partir de Campo Grande com quatro paradas na ida e três na volta. Por exemplo, há opção de passagem saindo da capital sul-mato-grossense no feriadão de Tiradentes por R$ 4.873 ida e volta, saindo dia 19/04 e retornando no dia 23/04. Na ida são 33h22min de viagem em três conexões para troca de avião, a primeira no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, depois em Lima, no Peru, depois em Quito, capital do Equador, e uma escala em Guayaquil antes de aterrissar no destino. A volta tem três paradas e 21h42min de viagem.

A Isla Santa Cruz é a ilha central, de onde é recomendável começar a viagem e, depois, seguir para as demais ilhas. Para chegar lá é preciso voar até Baltra e, então, pegar uma balsa até Santa Cruz. Uma das maiores atrações locais é o Rancho de las Primicias, onde os visitantes encontram as clássicas e gigantes tartarugas equatorianas, aprendem sobre a história e a preservação do local e conhecem a trajetória da solitária tartaruga George, que morreu há alguns anos e foi o última de sua espécie.

Também dá para curtir as praias da ilha e, anote: Tortuga Bay é imperdível! Lá, diferentes animais, como raias-manta e iguanas, acompanham o mergulho dos turistas. Pois é, iguanas aquáticas, que podem ficar até 45 minutos submersas. Curiosidade: essa espécie foi uma das descobertas de Darwin. Quem desejar conhecer outros tesouros da ilha, pode contratar diferentes passeios ou ainda descobri-los por conta própria. O que é garantido é o privilégio de poder presenciar animais convivendo harmoniosamente por toda a ilha.

A Ilha de San Cristóbal é a segunda mais populosa de Galápagos. A primeira coisa a fazer é ir ao Muelle Tijeretas para viver a experiência inesquecível de nadar com lobos marinhos. Mas lembre-se: se você quiser chegar perto, é preciso que eles se aproximem primeiro, caso contrário, eles podem se assustar e se defender. Outra ótima maneira de conhecer a ilha por inteiro é por meio de um tour 360º oferecido por diversas agências locais, no qual é possível praticar snorkel, mergulhar e ainda encontrar tubarões-martelo e golfinhos!

Informação importante: após mergulhar é preciso esperar no mínimo 12 horas para embarcar em um avião. Isso para que o corpo se acostume com a mudança de pressão e, assim, evitar problemas de saúde. Se mergulhou mais de uma vez nos últimos dias, a espera para pegar um voo terá de ser de no mínimo 18 horas.

Galápagos é feita de resquícios de erupções vulcânicas, portanto existem muitos vulcões por lá e é possível fazer passeios para vê-los. Um deles é Los Túneles, na ilha Isabela, a 2 horas e meia de balsa de Santa Cruz. É um passeio único, no qual se observam pedras vulcânicas sobre e sob a água, bem como uma vida marinha riquíssima  repleta de tubarões, cavalos-marinhos, pinguins entre outros.

Quem busca um lugar para praticar snorkel, a melhor opção local é ir até Concha de Perla, que tem águas bem calmas, é de fácil acesso e gratuita. O gasto com todos os transportes utilizados para se locomover pela ilha pode pesar no bolso, por isso é muito comum alugar bicicletas e ver por conta própria tudo o que o destino tem para oferecer.

Nos siga no Google Notícias