ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Destinos prontos para receber os turistas no feriadão

Paulo Nonato de Souza | 03/09/2020 08:16
Cachoeira na Estância Mimosa, em Bonito, um dos atrativos de natureza a espera dos turistas no feriadão da Independência (Foto: Paulo Francis)
Cachoeira na Estância Mimosa, em Bonito, um dos atrativos de natureza a espera dos turistas no feriadão da Independência (Foto: Paulo Francis)

Com o desejo aflorado de viajar e relaxar, manifestações mais do que naturais de quem está em isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus que já dura desde março, o feriadão do Dia da Independência, na próxima segunda-feira, 7 de setembro, promete ser movimentado nos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul.

Na região do Pantanal, por exemplo, as reservas nos atrativos para o feriado, que começará no próximo sábado e se estenderá até segunda-feira, estão com taxa de ocupação entre 80% a 100%, segundo dados da Associação Visit Pantanal, representante de empresas de turismo de Miranda, Aquidauana, Corumbá e Bodoquena.

Há a ressalva de que todos os destinos estão trabalhando com capacidade reduzida, conforme determinação dos protocolos de biossegurança. “Temos uma grande procura de visitantes tanto do estado quanto de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e estamos deixando os clientes cientes de que a cidade esta seguindo os protocolos de  biossegurança. Nossa expectativa é de que teremos um feriado excelente”, disse Adriana Merjann, da agência Bonito Way Turismo.

Os destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, a maioria na região do Pantanal, mais Bonito e Jardim, reabriram seus atrativos turísticos a partir da segunda quinzena de junho, depois de quase quatro meses de suspensão das atividades. Com todos os feriados do primeiro semestre perdidos, o setor aposta nos poucos feriadões que restam no ano de 2020, começando pelo 7 de Setembro.

“Acredito que vai ser o maior movimento da cidade desde a reabertura, e como os passeios estão operando com carga reduzida já tem vários sem disponibilidade”, revelou a empresária Kassilene Cardadeiro, proprietária do Bonito Ecotel e da H20 Ecoturismo e Eventos.

Nos atrativos do Grupo Rio da Prata, em Bonito e Jardim, segundo Natani Ferreira, da área de comunicação, a expectativa não é diferente. "Estamos com bastante procura e esperamos um movimento grande no feriado, dentro da capacidade prevista no plano de biossegurança", comentou ela.

Barcos com turistas em rio de Miranda, boa opção de passeio ao ar livre no novo normal (Foto: iStock/Getty Images/Reprodução)
Barcos com turistas em rio de Miranda, boa opção de passeio ao ar livre no novo normal (Foto: iStock/Getty Images/Reprodução)

TESTAR OS PROTOCOLOS - Mais do que oportunidade para amenizar as perdas, os empresários de turismo ouvidos pelo Campo Grande News avaliam que os destinos evoluíram nas adaptações às normas de biossegurança desde a retomada e estão preparados para receber os turistas. Assim, o feriadão da Independência também será o primeiro grande teste dos protocolos estabelecidos para proporcionar segurança contra o novo coronavírus (Covid-19).

“Estamos ansiosos. Será o nosso primeiro feriado pós-pandemia e poderemos realmente testar os protocolos que construímos. Proprietários e funcionários, enfim, todos estão preocupados e comprometidos em oferecer o encantamento, o sorriso e a segurança em uma nova forma de fazer turismo”, disse Cristina Moreira Bastos, presidente da Associação Visit Pantanal.

Segundo ela, os passeios nos destinos pantaneiros estão seguindo os rígidos protocolos sanitários do novo normal com muito álcool gel, respeito ao distanciamento e uso de máscara. “Temos a oferecer safáris, pescarias, noite pantaneira, cavalgadas, trilhas e cachoeiras, e queremos aproveitar o feriado para colocar um pouco de alegria no coração das pessoas”, ressaltou Cristina.

Em Bonito, um dos destinos de natureza mais procurados por brasileiros e estrangeiros, os atrativos turísticos retomaram as atividades em 01 de julho, também sob rígidos condições protocolares de biossegurança. “Estamos nos preparando para receber os turistas com bastante cuidado para que a experiência seja a melhor possível”, garantiu Kassilene Cardadeiro.

Depois do 7 de Setembro só restarão mais três feriados nacionais prolongados em 2020: o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o Dia de Finados (02 de novembro), ambos em uma segunda-feira, e o Dia de Natal (25 de dezembro), sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias