ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Destinos turísticos de MS estudam retomar atividades

Paulo Nonato de Souza | 21/05/2020 07:02
Casal de arara-azul, espécie de ave da família dos papagaios e periquitos, se alimentando em fazenda do Pantanal (Foto: Visit Pantanal/Divulgação)
Casal de arara-azul, espécie de ave da família dos papagaios e periquitos, se alimentando em fazenda do Pantanal (Foto: Visit Pantanal/Divulgação)

Reabrir o turismo, seguindo os protocolos e todas as normas de saúde no combate ao coronavírus, para que os destinos turísticos do Pantanal e da Serra da Bodoquena voltem a sonhar e a fazer planos para receber visitantes a partir do dia 15 de junho. É o que está propondo a Associação Visit Pantanal, formada por empresários de serviços do turismo de Campo Grande, do Pantanal, incluindo Aquidauana, Miranda e Corumbá, e Serra da Bodoquena, que reúne destinos importantes, como Bonito e Jardim.

A entidade até já tem pronto um plano para a retomada do turismo com um protocolo de normas de saúde assinado pelos seus membros, e espera pela liberação, ainda que lenta e gradual.

“Nós não aguentamos mais esperar. Todas as empresas de turismo já demitiram muita gente. Então, para que a gente volte a se organizar e a sonhar de novo, precisamos de uma data prevista de reabertura para poder chamar os nossos clientes, montar nossos pacotes, fazer o nosso marketing. Não quer dizer que já de imediato as pessoas virão, mas a gente precisa voltar a sonhar”, disse a presidente Associação Visit Pantanal, Cristina Moreira Bastos, em entrevista ao Campo Grande News, por telefone.

Baseado no que fizeram os municípios de Gramado e Canela, dois dos principais destinos de turismo do Rio Grande do Sul, que no dia 8 deste mês voltaram a receber turistas sob normas e restrições de funcionamento para evitar a propagação do coronavírus, o plano da Visit Pantanal para a retomada do turismo contempla todos os protocolos sanitários, segundo Cristina. Foi criado inclusive um selo batizado de “Limpo & Seguro”.

“Nós apresentamos o nosso plano para as prefeituras para que analisem e tenham confiança quanto a uma retomada segura. O passo seguinte será a visita de técnicos da saúde aos estabelecimentos para a decisão se permitem ou não reabrir. Eles decidirão se está tudo limpo e seguro conforme as readequações necessárias para se evitar o coronavírus”, afirmou ela.

As normas de combate ao coronavírus seguem decretos municipais, cada cidade está regida sob um decreto. “Por exemplo, Aquidauana não está fechada para o turismo, Corumbá reabriu para o turismo com algumas normas, Bonito vai ser reaberto agora a partir de 01 de junho, sobre Miranda e Bodoquena ainda não temos nada, apenas previsão de liberação em Bodoquena a partir de 30 de junho”, contou Cristina.

A resposta da Prefeitura de Miranda sobre a edição de um decreto municipal com a data de reabertura do turismo é aguardada para esta sexta-feira, 22.

“Pedimos para que essa reabertura de Miranda seja até o dia 15 de junho, e que o decreto libere entre o dia 01 ou dia 10, mas que não passe do dia 15 de junho porque a gente já está recebendo pedidos de reservas para a segunda quinzena de junho”, declarou a presidente da Visit Pantanal.

Segundo Cristina Moreira Bastos, é fundamental que o decreto municipal tenha data definida da reabertura. “O turismo não pode ser tratado como comércio, que tem um decreto prevendo liberação das atividades em tal data e quando chega o dia previsto sempre há dúvidas se prorroga ou não a suspensão. No turismo não pode ser assim, nós precisamos de planejamento”, comentou.

“Também estamos preocupados com a nossa saúde e com a saúde da população, e queremos reabrir sim, mas dentro dos protocolos. Por isso temos o termo de responsabilidade técnica, onde o empresário assina se comprometendo com a saúde do município”, garantiu Cristina Moreira Bastos.

Selo criado pela Visit Pantanal para garantir a segurança dos destinos turísticos após vistoria das equipes de saúde (Foto: Divulgação)
Selo criado pela Visit Pantanal para garantir a segurança dos destinos turísticos após vistoria das equipes de saúde (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias