ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Dicas de 11 trilhas fora dos destinos mais procurados

Paulo Nonato de Souza | 25/07/2020 08:15
/Em Campo Grande, o Morro do Ernesto, na saída para Rochedo, é uma boa opção para você fazer trekking e  ter contato direto com a natureza (Foto: Leandro Verruch/Arquivo)
Em Campo Grande, o Morro do Ernesto, na saída para Rochedo, é uma boa opção para você fazer trekking e ter contato direto com a natureza (Foto: Leandro Verruch/Arquivo)

Se você curte fazer trilhas, saiba que esta será uma boa alternativa do turismo de natureza no pós-pandemia, e Mato Grosso do Sul é o que se pode considerar um verdadeiro paraíso para um trekking inesquecível em meio a belas paisagens.

Destinos como o Pantanal, Bonito, Jardim e Bodoquena são os mais famosos, mas no estado há outras opções igualmente ricas em fauna, flora e cachoeiras, combinação perfeita para quem gosta de viver aventuras em contato direto com a natureza.

Como o ideal será evitar aglomerações quando a pandemia passar, listamos dicas de trilhas, fora da lista dos destinos mais procurados, com diferentes tipos de paisagens, desde rios, cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, aves e mamíferos para você escolher onde contemplar a natureza e ainda praticar exercício físico ao ar livre.

São 11 sugestões de trilhas, sete em Campo Grande (quatro em um único endereço, o Parque Estadual Matas do Segredo), duas em Aquidauana, uma em Sidrolândia e uma em São Gabriel do Oeste.  Confira abaixo:

Campo Grande:

Parque Matas do Segredo – É uma unidade de conservação de 177 hectares, distante apenas 9,6 km em relação ao centro de Campo Grande, uma boa opção de passeio seguro para os campo-grandenses. Localizado no final da Rua Josefina Mingareli, no bairro Jardim Presidente, na região do Nova Lima, o parque tem 13 trilhas, mas quatro são as mais procuradas: Turista, Coral, Figueira e Estrada Parque, todas em meio a mata virgem com todo tipo de obstáculos pela frente, desde cipós, galhos de árvores e até atoleiros em alguns pontos alagados.

2 - Trilha da Usina – Tem 5 km de extensão com quatro cachoeiras, escalada e travessia do Córrego Ceroula pelo caminho. O lugar abriga o que ainda resta da primeira usina hidrelétrica da Capital.

3 - Inferninho – O local possui uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel. Certamente estará aberto à visitação no pós-pandemia, mas não se surpreenda com a falta de infraestrutura.

4 - Morro do Ernesto – Na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande, a trilha tem percurso de 8 km num roteiro com uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. O acesso é pela rodovia MS-080, saída para Rochedo.

Sidrolândia: 

5 - Trilha Furna da Conquista – Distante 40 km de Campo Grande e a 20 km de Sidrolândia, a trilha tem o trajeto é de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras. Fica na fazenda Conquista e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

São Gabriel do Oeste: 

6 - Trilha do Los Pagos – Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município, distante 144 km de Campo Grande. Fica em uma região a 15 km do centro de São Gabriel com muitas riquezas naturais, como a nascente do Rio Aquidauana e cachoeiras.

Aquidauana: 

7 - Trilha dos Mirantes – Com 2,8 km, fica em uma propriedade rural, a Chácara dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, distante 119 km de Campo Grande.

8 - Morro do Paxixi – Também em Piraputanga, a trilha que pode ser feita de moto, a pé ou de bike tem acesso pela Estrada Parque de Piraputanga. Conhecida como trilha do pôr do sol do Paxixi, é uma verdadeira aventura ecológica.

Nos siga no Google Notícias