Dicas de segurança para uma feliz viagem com as crianças

Estamos no mês de julho, as férias escolares chegaram, hora de preparar a viagem com a criançada. Se esse é o seu caso, é importante lembrar de que a segurança das crianças vem em primeiro lugar, esteja preparado para o inesperado, porque nelas sobra energia com zero preocupações, apenas uma enorme imaginação para explorar o mundo. Só ficar de olho o tempo todo. Assim, sua viagem em família será repleta de momentos memoráveis e seguros. Divirtam-se juntos!
Os cuidados já começam no planejamento da viagem. É importante fazer as reservas antecipadamente para que toda a família fique junta, levando sempre os documentos de identificação das crianças e, caso necessário, autorização de viagem. Escolha roteiros que se adéquem na rotina das crianças, evitando voos noturnos ou de longos períodos de espera, alinhando as sonecas e refeições feitas na rotina de casa. Tenha na bagagem de mão opções saudáveis. Brinquedos e produtos de higiene também são importantes, além de uma troca de roupa extra à mão, especialmente em viagens longas.
Se vai viajar de carro, não esquecer de verificar se as cadeirinhas estão corretamente instaladas e são apropriadas para a idade e peso das crianças. Além disso, faça paradas frequentes para que todos possam esticar as pernas e ir ao banheiro. Veja abaixo algumas dicas importantes do Ministério do Turismo na hora de viajar com crianças e bebês:
PARQUES NATURAIS – Uma ótima opção para as crianças aventureiras é a natureza, que oferece trilhas, caminhadas e cachoeiras. Para isso, certifique-se de que as trilhas ou caminhos sejam adequados de acordo com a idade e esteja preparado com roupas apropriadas, calçados confortáveis e protetor solar. Leve lanches e água suficiente, evitando alimentos que possam atrair animais selvagens. Em alguns casos, existe a opção de levar binóculos, para observar a natureza e a imensidão de espécies que estão guardadas pelas florestas brasileiras.
Fazer passeios em meio a natureza é ótimo para lições e conscientização das crianças. Por isso, passe ensinamentos sobre respeitar a vida selvagem, não descartar lixo de forma incorreta e preservar o ambiente por onde passar. Assim, além de ser um roteiro de diversão, elas também podem aprender um pouco sobre sustentabilidade. Com precauções adequadas, uma aventura na natureza pode ser uma experiência enriquecedora e segura.
APRENDENDO NAS VIAGENS – Infância é sinônimo de aprender e porque não aprender com o turismo? É isso que o turismo de experiência proporciona e, para as crianças, também é necessário seguir algumas dicas. Pesquise e selecione atividades adequadas à idade e interesse da meninada, garantindo que a experiência seja segura e apropriada. Verifique as credenciais e regulamentações das empresas ou operadores envolvidos nas atividades, por meio do Cadastur.
Esteja sempre atento à supervisão, mantendo as crianças próximas e informadas sobre as regras e precauções específicas de cada experiência. Escolha roteiros que navegam pelas origens do Brasil, mostrando a cultura dos indígenas e quilombolas. Locais que proporcionam às crianças mais uma forma de aprender sobre o país, vivenciando uma nova realidade e descobrindo costumes, brincadeiras e uma culinária tradicional.
PARQUES TEMÁTICOS - Os parques temáticos também ótimas opções para você explorar com a criançada no Brasil. Em Santa Catarina, o Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e oferece um universo de diversão para toda a família com várias montanhas russas, cinema, zoológico, kart e muito mais. Além disso, o Beach Park no Ceará possui as melhores atrações para as crianças que adoram água, com uma diversidade de toboáguas, variando a intensidade da aventura. E o melhor de tudo, todos com uma excelente estrutura de segurança.
NA PRAIA – Estamos no inverno, mas se viajar para o Norte ou Nordeste do país certamente irá encontrar ótimos destinos de praia. Se o seu roteiro inclui praia, fique de olho! É necessário estar sempre supervisionando e certificando se as crianças estão utilizando coletes salva-vidas, protetor solar, além do guarda-sol ou tenda de praia para proteger a pele sensível das crianças e bebês. Evite áreas do mar que estejam com correntes fortes ou ondas perigosas e ensine-as a respeitarem as bandeiras de segurança das praias. As praias mais calmas são as mais adequadas para férias com diversão garantida.