ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Em MS, 103 destinos turísticos pediram selo de lugar seguro

Paulo Nonato de Souza | 07/07/2020 07:12
O selo do Ministério do Turismo pretende ser referência para escolha da viagem e tem que ser exposto em lugar visível (Foto: Reprodução)
O selo do Ministério do Turismo pretende ser referência para escolha da viagem e tem que ser exposto em lugar visível (Foto: Reprodução)

Em todo o Brasil, mais de oito mil prestadores de serviços turísticos já solicitaram o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, uma espécie de certificado de boas práticas de higienização para cada segmento do setor no combate à pandemia de coronavírus. Nessa lista estão 103 destinos de Mato Grosso do Sul que pediram o carimbo do Ministério do Turismo.

Lançado na segunda quinzena de junho, como primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, o selo pretende ser uma referência aos turistas na hora de escolher seus destinos de viagem e se sintam seguros ao se hospedar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

As agências de viagem (3.110) lideram os segmentos com maior número de solicitações do selo. Na sequência aparecem os meios de hospedagem (2.239) e transportadoras turísticas (970).  São Paulo (2.011), Rio de Janeiro (1.312), Minas Gerais (753), Bahia (536) e Santa Catarina (422) são os estados que registraram a maior adesão à iniciativa até o momento.

“O sucesso do selo comprova que estamos no caminho certo para o início das atividades do nosso setor, que foi tão afetado por esta pandemia. Fomos um dos dez países em todo o mundo que tiveram essa preocupação em apresentar esse selo que atenderá aos anseios do setor e dos turistas, que estarão mais atentos aos protocolos de biossegurança”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Além de agências de viagens, hotéis e empresas transportadoras de turismo, o selo de garantia de higienização está disponível também para outros segmentos, como empresas de organização de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques temáticos aquáticos, locadoras de veículos para turistas e guias de turismo.

Com liberação gratuita, o selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente e contendo um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento. Além disso, possibilita o turista fazer denúncias em caso de descumprimento das medidas sanitárias, o que poderá resultar em revogação do selo.

Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). A solicitação pode ser feita no site oficial “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, e no caso de aprovação o solicitante recebe a declaração de que atende aos pré-requisitos de segurança contra o coronavírus.

Nos siga no Google Notícias