ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Em Portugal, visite também o primeiro dos outros destinos

Sul-mato-grossense de Bela Vista, há 10 anos em Portugal, dá dicas onde comer no Porto

Por Paulo Nonato de Souza | 06/02/2024 08:12
A beleza da cidade do Porto, logo ao fundo a histórica ponte Dom Luis I, construída entre 1881 e 1886 para ligar as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia – Foto: Reprodução
A beleza da cidade do Porto, logo ao fundo a histórica ponte Dom Luis I, construída entre 1881 e 1886 para ligar as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia – Foto: Reprodução

Se tem planos de viajar para Portugal, que tal incluir o Porto no seu roteiro? Famosa pela produção do vinho do Porto, a segunda maior cidade portuguesa tem uma grande estrutura turística, riqueza histórica e cultural, belas praias, bons hotéis, boa gastronomia, mas é sempre relegada ao segundo plano pelos viajantes. Lisboa, a capital do país, vem sempre em primeiro plano na hora de planejar a viagem.

É a cidade mais conhecida. Mesmo quem nunca tenha viajado a Portugal, normalmente irá se lembrar de Lisboa quando o assunto for lusitano. O Porto é apresentado como o primeiro dos outros destinos turísticos. Justo ou injusto, só mesmo vendo para avaliar, mas é certo que as duas cidades são espetaculares, cada qual com suas peculiaridades, e o Porto faz valer a pena, não só pela qualidade do seu vinho.

“No turismo, particularmente eu gosto mais de Lisboa, uma cidade a ser desvendada com muita história antiga e também contemporânea, cantada em versos de fado como “Menina Moça”, mas comercialmente é melhor o Porto, lá rola muito mais negócios, muito mais dinheiro”, disse o sul-mato-grossense Roberto Marques, o Robertinho Personal Hair, radicado em Lisboa desde 2014.

Roberto Marques, bela-vistense de nascimento e campo-grandense de coração, vive há uma década em Lisboa (Foto: Arquivo pessoal/Roberto Marques)
Roberto Marques, bela-vistense de nascimento e campo-grandense de coração, vive há uma década em Lisboa (Foto: Arquivo pessoal/Roberto Marques)

Quem visita o Porto logo se encanta por suas pontes, ruas de paralelepípedos, igrejas históricas, torres, miradouros e charmosas tabernas à beira do Douro, um rio que nasce na Serra de Urbión, na Espanha, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Na lista de atrativos, além do vinho ainda tem boa comida. “Se for ao Porto e não provar do bolinho de bacalhau da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, então você não foi ao Porto”, sugere Robertinho Marques.

Mas, mesmo que o seu destino em Portugal seja Lisboa, reserve um tempinho para viver dois dias de experiências inesquecíveis no Porto. Afinal, apenas 313,9 km separam as duas cidades. Então, veja abaixo uma sugestão do Vamos/Latam com roteiro no estilo bate e volta para você descobrir os encantos da cidade que fica às margens do rio Douro:

Primeiro dia - Há que se começar o roteiro na Estação de São Bento, onde os mais de 20 mil azulejos que forram sua entrada contam histórias de Portugal. Vale muito a pena observar os detalhes da decoração, que é uma verdadeira obra de arte. Saindo dali, dá para seguir em direção à Torre dos Clérigos, cujo ingresso custa 10 euros. Basta vencer os mais de 200 degraus para chegar ao topo e surpreender-se com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Bem perto da Torre dos Clérigos fica uma das principais atrações da cidade, a livraria Lello. Trata-se de uma das livrarias mais famosas e bonitas do mundo. O local já era muito frequentado, mas viu sua fama aumentar nos últimos anos por ter, supostamente, servido de inspiração para ambientar as cenas onde Harry Potter comprou seus livros de magia antes de partir rumo a Hogwarts.

Interessante, não é? Depois desse tour literário, engate um passeio pelo charmoso bairro da Ribeira, caminhando por suas ruas de paralelepípedos para em seguida escolher um terraço à beira do rio Douro e aproveitar a vista com uma taça de vinho do Porto em mãos. As estreitas ruas de pedra da Ribeira são repletas de pequenos bares e restaurantes que servem comida típica portuguesa, como sardinha assada, por exemplo. Outro atrativo interessante do local: as casas geminadas coloridas do século 18.

A Torre dos Clérigos, construída entre 1732 e 1763, uma obra de arte que recebe milhares de visitantes todos os anos (Foto: Reprodução)
A Torre dos Clérigos, construída entre 1732 e 1763, uma obra de arte que recebe milhares de visitantes todos os anos (Foto: Reprodução)

Vale encerrar o primeiro dia do passeio pelo centro com uma refeição em um dos restaurantes do Cais da Ribeira, às margens do Douro, onde é possível saborear pratos locais enquanto observa barcos cruzando o rio. Aliás, quem visita o Porto não pode perder a oportunidade de experimentar a francesinha, sanduíche feito com camadas alternadas de pão, presunto, linguiça, carne, salsicha e queijo, coberto com mais queijo e depois mergulhado em um molho feito à base de tomate e cerveja.

Segundo dia com brinde do outro lado do Douro - O segundo dia começa com a travessia do rio até Vila Nova de Gaia para explorar os famosos vinhedos do Porto. Uma visita guiada a uma adega é uma ótima pedida para conhecer o processo de produção do vinho que é símbolo da região, reconhecido em todo o mundo. Provar as suas variações, como o White (aperitivo); Red (para acompanhar sobremesas), Ruby, Tawny e Vintage (digestivos) é obrigatório para quem visita a cidade.

Após visitar as cavas e conhecer os vinhos, há que se continuar o passeio pelo Porto nas alturas. Um ônibus leva você até a estação do Teleférico de Gaia, mas dá para chegar lá a pé e curtir uma experiência incrível. Observar o rio Douro e a cidade do alto é inesquecível. Lá de cima, os vinhedos e as construções parecem pintados à mão. O trajeto custa 10 euros, ida e volta.

Se não curte filas, multidão muito menos preços altos, a dica é evitar ir ao Porto em julho, agosto e meados de setembro. Melhor ir no outono, entre outubro e dezembro, quando o clima está mais ameno e a cidade menos lotada. Se for na primavera, de abril a junho, também vale a pena. A Latam tem voos para Lisboa e para o Porto partindo de Campo Grande com conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Paredes da Estação de Campanha, de onde partem dezenas de trens diariamente, repletas de azulejos, símbolo da identidade cultural de Portugal, orgulho da cidade do Porto – Foto: Reprodução
Paredes da Estação de Campanha, de onde partem dezenas de trens diariamente, repletas de azulejos, símbolo da identidade cultural de Portugal, orgulho da cidade do Porto – Foto: Reprodução


Nos siga no Google Notícias