ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Já viu quanto custa viajar para a Copa do Mundo de 2022?

Por Paulo Nonato de Souza | 18/09/2021 08:17
Doha, a capital, é uma das mais belas cidades do Qatar e de todo o Oriente Médio (Foto: Reprodução)
Doha, a capital, é uma das mais belas cidades do Qatar e de todo o Oriente Médio (Foto: Reprodução)

Vai começar tudo de novo. Uma nova Copa do Mundo, a Copa do Qatar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, uma nova história e as mesmas expectativas em torno de um só objetivo: a busca pelo hexa da Seleção Brasileira. Mas também uma bela oportunidade para conhecer o Oriente Médio com sua cultura, costumes e ideais diferentes do que estamos acostumados.

Os brasileiros não precisam de visto para entrar no Qatar. A exigência deixou de existir desde o dia 28 de outubro de 2019, como medida adotada pelos governos dos dois países. Basta ter um  passaporte válido, mas antes de comprar seu pacote de viagem para a Copa, é fundamental buscar informações  sobre o país.

Tudo lá é muito diferente. Se você é do tipo de gosta de tomar cerveja, saiba que isso não é permitido em bares, somente nos hotéis e mesmo assim sob regras. A proibição começa pelo preço, já que uma garrafa de cerveja chega a custar o equivalente a R$ 65.

O Qatar está localizado às margens do Golfo Pérsico, na fronteira com a Arábia Saudita. É um dos país de clima predominantemente quente. No verão, período tradicional da Copa do Mundo, a temperatura registra 50°C. Por isso a Copa de 22 será no final do ano, quando as temperaturas podem chegar a mínimas de  10°C e com máximas de 20°C.

Será a primeira Copa do Mundo da Fifa no Oriente Médio. Também será a primeira vez que a Copa irá acontecer no final do ano, desde a sua criação em 1928. Se você tem planos de viajar ao Catar, além do que as seleções irão apresentar em campo, esteja pronto para ver muito mais do que bola rolando. Atrativos não faltarão, mas já fez as contas do quanto vai custar a viagem?

A boa notícia é que o Catar é um país com preços acessíveis para o turismo. A dica é definir o tamanho do seu pacote para a Copa do Mundo, porque os preços são diversos. Depende do tipo de hotel irá se hospedar, quantos dias pretende ficar no país, se uma semana ou durante toda a Copa, e da quantidade de jogos deseja assistir.

Diferente da Rússia, o país da última Copa do Mundo (2018), com distâncias de 2 mil km a 4 mil km entre cidades-sede, no Qatar as distâncias de uma sede para outra são curtas e você conseguirá ver mais de um jogo por dia.

Por exemplo, cidades como Lusail, Al Wakrah e Al Rayyan ficam a 20 km desde o centro de Doha. A exceção é o estádio de Al Khor, localizado a 50 km ao norte de Doha, mas também há o caso de duas sedes separadas apenas por uma rua.  É o caso das cidades-sede de Doha e Al Rayyan. Isso significa que você não terá grandes gastos com deslocamentos.

A moeda oficial do Qatar é o Qatari Rial. Nesta sexta-feira, 17, um Qatari estava valendo R$ 1,45. O dólar e o euro também são aceitos no país, mas geralmente o troco é devolvido em Qatari Rial. Se optar por levar qualquer uma das duas moedas,  a cotação atualizada é de 4,27 qataris para 1 euro e de 3,64 qataris para um dólar.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário