ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Na retomada, Pantanal "ganha" reforço do Forte Coimbra

Paulo Nonato de Souza | 16/07/2020 07:42
Construído em 1775 , o Forte Coimbra é uma relíquia brasileira na história da Guerra do Paraguai (Foto: André Samambai/Ministério do Turismo
Construído em 1775 , o Forte Coimbra é uma relíquia brasileira na história da Guerra do Paraguai (Foto: André Samambai/Ministério do Turismo

O Pantanal por si só já se garante como um atrativo de grande interesse turístico, com toda a sua vasta extensão em belezas naturais, e na retomada do turismo no pós-pandemia a região terá um reforço especial em seu elenco de atrações.

Com área de 40 mil metros quadrados (o equivalente a cerca de 6 campos de futebol), o Forte Coimbra, uma fortaleza militar construída no final do Século 18, na margem direita do Rio Paraguai, no Distrito de Forte Coimbra, a 100 km de Corumbá, passará por reformas que deverão ser concluídas no prazo de 10 meses, ou seja, em 2021, quando se espera que a Convid-19 já tenha sido controlada e viajar não esteja mais apenas no campo dos sonhos.

Esta semana, o Ministério do Turismo divulgou nota sobre a reforma do Forte Coimbra, que vem sendo aguardada desde outubro de 2019, quando o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Mato Grosso do Sul, lançou licitação para a elaboração do projeto, e destaca que, “dentre as intervenções previstas estão a readequação dos espaços internos e o uso do forte para visitações dos turistas”.

Construído em 1775 e tombado em 1973 pelo Iphan, o forte foi utilizado na Guerra do Paraguai (1865-1870) e já passou por outras reformas em sua construção feita em pedra, como em 1995, mas naquela oportunidade a finalidade era apenas a preservação da fortaleza, que teve nova pintura e substituição de pedras deterioradas pelo tempo.

Desta vez, segundo o Ministério do Turismo, o que se pretende com a revitalização, além da preservação de uma “edificação ímpar para a constituição do território nacional e defesa das fronteiras brasileiras na Guerra do Paraguai”, é ter o forte como referência entre os atrativos do turismo no Pantanal sul-mato-grossense.

As melhorias na readequação de espaços para receber turistas, na rede de reservatórios de água e nas instalações elétricas, terão investimentos de R$ 385 mil, e como em 1995, as obras serão executadas pelo Exército.

“A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul será elaborada por empresa especializada, contratada por meio de licitação e terá todo o processo de execução acompanhado pelo Instituto. O Exército Brasileiro, responsável pela edificação, terá participação ativa nas discussões dos projetos arquitetônicos, de intervenção e complementares que devem ser entregues no prazo de dez meses”, diz a nota do Ministério do Turismo.

História – O Forte Coimbra teve participação importante como palco de batalhas na Guerra do Paraguai. Em 27 de dezembro de 1864, os paraguaios com 5 batalhões de Infantaria e dois regimentos de Cavalaria a Pé, num total de 3.200 homens, armados com 12 canhões, 1 bateria de 30 foguetes franceses de 24 mm, protegidos por 10 embarcações de guerra, sob o comando do coronel Vicente Barrios, intimaram o Forte de Coimbra a se render.

A posição brasileira tinha 125 oficiais e soldados de Artilharia a Pé, reforçados por cerca de 30 Guardas Nacionais, alguns guardas de Alfândega, meia dúzia de prisioneiros e duas dezenas de índios.

Os combates foram intensos durante dois dias. As esposas e familiares dos oficiais e praças preparavam cartuchos de pólvora, ataduras, e atenderam como possível os feridos. Sem recursos para resistir e distante de reforços, os brasileiros se renderam na noite de 28 para 29 de dezembro de 1864. O Forte Coimbra permaneceu ocupado pelas forças paraguaias até abril de 1868, quando abandonaram o local conduzindo a sua artilharia e tudo o que nele existia.

Nos siga no Google Notícias