ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Natal em Londres tem multidão, chuva, frio e dias curtos

De Londres, Paulo Nonato de Souza | 12/12/2023 08:22
Oxford Street, a principal rua de compras da Europa, fervilhando de gente no último domingo, mesmo sob chuva e frio - Foto: Paulo Nonato de Souza
Oxford Street, a principal rua de compras da Europa, fervilhando de gente no último domingo, mesmo sob chuva e frio - Foto: Paulo Nonato de Souza

Chuva, frio e dias curtos (amanhecer às 7h56 e anoitecer às 15h51). Assim é o mês de dezembro em Londres. Em compensação, o espírito de Natal deixam as noites da capital inglesa mais bem iluminadas, barulhentas e coloridas. Bem mais alegres, também. As vitrines e fachadas das lojas das principais ruas comerciais, como a Oxford Street e a Regent Street, por exemplo, estão tomadas por enfeites natalinos a espera dos clientes que nesta época do ano chegam aos milhares de várias partes do mundo.

Tudo muito bonito, como sempre, apenas tive a impressão de que este ano houve cortes de gastos na decoração especial de Natal. Isso, comparando com anos anteriores, quando não se via medida de economia na quantidade e variedade de lâmpadas em todas as lojas das ruas comerciais da região central. Mas nada que comprometa o festivo clima natalino em Londres, que começou em 02 de novembro e se estenderá até a primeira semana de janeiro.

A Oxford Street é imperdível em qualquer época do ano que você venha a Londres, que dirá então no período do Natal. Com apenas 2,5 km de extensão, é a principal rua de compras da Europa. Abriga várias das mais conhecidas lojas do mundo, algumas que nem tem no Brasil, como a H&M, a Uniqlo, a Selfridges e a incrível Primark, que vende todo tipo de vestuário e acessórios masculino e feminino a preços bem acessíveis para brasileiros mesmo com a Libra valendo R$ 6,20 (cotação desta segunda-feira).

Se prefere evitar multidões, melhor não visitar a Oxford Street nos fins de semana. Isso, não apenas no final de ano. Se vier no Natal, então programe seu passeio para dias bem menos agitados, como a segunda-feira, por exemplo. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas frequentam diariamente o centro de compras ao longo do ano, e esse número mais do que dobra na época natalina.

Neste último domingo, mesmo o dia todo estando chuvoso e com a temperatura baixa, Oxford Street estava fervilhando de gente entrando e saindo das lojas, e tudo isso ao som de músicas características de Natal, todas aquelas que conhecemos no Brasil. Caminhar pelas calçadas em qualquer lado da rua era uma verdadeira aventura. Era até difícil parar para olhar as vitrines das lojas sem correr o riso de ser atropelado pela multidão.

COMO CHEGAR NA OXFORD STREET – O meio de transporte mais indicado é o metrô. A região é servida por várias estações, como Bond Street, Marble Arc e Tottenham Court Road, mas você pode optar por descer na Oxford Circus e estará na Oxford Street. Qualquer uma das linhas - Central Line, Victoria Line e Bakerloo Line - te levará até a rua de compras mais famosa da Europa.

Nos siga no Google Notícias