ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Pandemia empurra tradicional feira de turismo para 2021

Por Paulo Nonato de Souza | 04/07/2020 08:16
O presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling, na estande sul-matopgrossense na ABAV Expo 2019 (Foto: Paulo Nonato de Souza)
O presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling, na estande sul-matopgrossense na ABAV Expo 2019 (Foto: Paulo Nonato de Souza)

A tradicional ABAV Expo, considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil, criada em 1953 quando a capital do país ainda era o Rio de Janeiro, não será realizada em 2020 por conta da pandemia do coronavírus. O evento anual ficou para o mesmo mês e período, de 27 de setembro a 02 de outubro, só que de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Sai de cena a feira presencial, que todos os anos reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística, para dar lugar à o ABAV Collab, um evento virtual que chega ao mercado com a proposta de marcar a retomada dos negócios do setor de turismo em 2020, ainda que sob o clima de desconfiança em relação ao vírus da Covid-19.

O adiamento da edição deste ano para 2021 e a nova programação em Collab (vídeos gravados por parceiros de interesses e conteúdos semelhantes, os chamados vídeos colaborativos) foram anunciados esta semana pela presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), Magda Nassar, durante entrevista coletiva virtual que teve o Campo Grande News como um dos veículos convidados.

“Não cancelamos, adiamos a ABAV Expo presencial, conhecida por todos, para 2021. Sabemos da importância que a maior feira de turismo da América Latina tem para a realização dos negócios do setor, e por isso criamos uma alternativa que não só fortaleça esse momento de retomada, mas que também impulsione as vendas em 2020. Foi assim que nasceu o ABAV Collab”, disse Magda Nassar.

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, diante da logo da tradicional feira de turismo realizada no ano passado no Expo Center Norte, em São Paulo (Foto: ABAV/Arquivo)
A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, diante da logo da tradicional feira de turismo realizada no ano passado no Expo Center Norte, em São Paulo (Foto: ABAV/Arquivo)

Com o início da feira virtual agendado para  27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a expectativa é de que o evento online deste ano traga um novo olhar para os negócios do setor no pós-pandemia de coronavírus. A programação prevê dinâmicas virtuais com ênfase nas novas formas de fazer o turismo por meio de capacitações, geração de negócios e relacionamento entre os players da cadeia turística.

“Diversos recursos permitirão o diálogo entre os profissionais do turismo de todo o mundo. Teremos capacitações, networking e muitos negócios por meio das dinâmicas inovadoras que um evento online viabiliza, o que nos dá a certeza de que o ABAV Collab marcará a virada do turismo ainda em 2020”, prevê Magda.

Lançada na Expo de 2019, a Black Friday de Viagens com vendas diretas ao público final via agências de viagens associadas à ABAV está entre as atrações do ABAV Collab.