ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Prepare a mala, pois os feriados não serão antecipados

Paulo Nonato de Souza | 16/06/2020 07:12
A esperança é de que a pandemia passe neste segundo semestre, então nada melhor do que poder sair de casa feliz e sem medo (Foto: Reprodução)
A esperança é de que a pandemia passe neste segundo semestre, então nada melhor do que poder sair de casa feliz e sem medo (Foto: Reprodução)

Ninguém mais aguenta ficar em casa, mas se você está otimista sobre a volta à normalidade no segundo semestre de 2020, então comece a pensar em arrumar a mala porque em Mato Grosso do Sul os feriados serão mantidos em suas datas tradicionais, ou seja, não serão antecipados como medida de conter a propagação da pandemia do coronavírus.

“Os feriados vão continuar como sempre foram, até porque quase todos no segundo semestre são nacionais e a competência de antecipação neste caso seria do governo federal, mas de qualquer forma isso não passa pela cabeça do Governo do Estado”, disse nesta segunda-feira, 15, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling.

Assim, a programação em homenagem a criação do estado, comemorada em 11 de outubro, domingo, será mantida junto com o Dia da Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro, segunda-feira. Se até lá a pandemia já estiver sob controle no país, viajar será uma boa alternativa para comemorar a liberdade.

Exatamente por isso, este feriadão de outubro era o principal alvo dos empresários do setor do turismo no processo de retomada das atividades ao se posicionaram contra a antecipação. A intenção do setor é oferecer pacotes de quatro dias aos visitantes, começando na sexta-feira e se estendendo até segunda-feira.

No final da primeira quinzena de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando a antecipação dos feriados, sob a alegação de que a Medida Provisória 927/2020, que trata das medidas trabalhistas na pandemia, prevê a antecipação de feriados nacionais e religiosos para manter as pessoas em casa.

“Não seria justo tirar de nós o feriadão de outubro. Somos o setor da economia mais impactado pela Covid-19”, disse Cristina Moreira Bastos, presidente da Associação Visit Pantanal, que no dia 25 de maio protocolou ofício na Governadoria contrapondo ao pedido da OAB.

Fora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, serão mais cinco feriados nacionais no segundo semestre deste ano. A lista ainda tem o Dia de Finados, 02 de novembro, segunda-feira, e o Dia de Natal, 25 de dezembro, sexta-feira, além do 15 de Novembro (Proclamação da República), um domingo, e os feriados municipais, como as datas comemorativas de aniversário dos municípios. Em Campo Grande, por exemplo, o 26 de Agosto, dia do aniversário da cidade, será uma quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias