ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Lugares por Onde Ando

Saiba como ricos da Europa e EUA fugiram do coronavírus

Paulo Nonato de Souza | 19/05/2020 07:02
Ricos europeus e americanos investiram alto para fugir do coronavírus a vários metros de profundidade (Foto: Reprodução)
Ricos europeus e americanos investiram alto para fugir do coronavírus a vários metros de profundidade (Foto: Reprodução)

Debaixo da terra e a dezenas de metros de profundidade. Os bankers subterrâneos, que sempre exerceram fascínio em turistas de toda parte do mundo, especialmente os esconderijos secretos do líder soviético Josef Stalin, em Moscou, com 65 metros de profundidade, e do alemão Adolf Hitler, em Berlin (5 metros), agora na pandemia do coronavírus foram a opção de fuga dos ricos europeus e americanos.

Quando a Covid-19 chegou a Europa e Estados Unidos, foram muitos os ricos, empresários, celebridades e executivos de alto nível que trocaram as cidades pelo confinamento em bunkers, ilhas privadas e castelos. Só na Europa, segundo reportagem da BBC de Londres, a busca por bunkers cresceu 40% desde o início da pandemia.

Construído em aço protetor, com portas à prova de bala e filtros de ar que removem pó, cada bunker custa mais de 50 milhões de dólares (R$ 286 milhões). A estrutura interna é fabulosa. Tem cerca de 557 m², duas cozinhas, uma grande área pata jantar, uma dispensa para alimentos para um mínimo de seis meses, uma sala principal de 55m², um jardim de estufa de 93 m² e um campo de tiro.

De acordo com Gary Lynch, da Rising SCompany, empresa norte-americana que constrói bunkers, os ricos optaram pelos bunkers para o período durante o coronavírus e também para o que o coronavírus pode trazer depois.

“Se houver um colapso econômico, veremos também um colapso na agitação civil e social. Assim sendo, se os meus clientes querem se esconder no subsolo, então eles não terão que se preocupar com o que está acontecendo lá fora. Eles estão seguros dentro do seu bunker", explicou.

Bunkers famosos, como o dos líderes soviéticos, em Moscou, com 65 metros de profundidade, inspiraram os modernos abrigos subterrâneos (Foto: Reprodução)
Bunkers famosos, como o dos líderes soviéticos, em Moscou, com 65 metros de profundidade, inspiraram os modernos abrigos subterrâneos (Foto: Reprodução)

OS BUNKERS QUE VIRARAM ATRAÇÃO TURÍSTICA - Com entrada por uma rua estreita, a menos de 300 metros da estação de metrô Taganskaya, o banker de Stalin fica no subsolo de uma casa discreta, do tipo que nunca chamaria a atenção. O Bunker 42 era o local ultra-secreto que funcionava como posto de comando alternativo militar da União Soviética, batizado de Tagansky CS-42.

Construído nos anos de 1950 para suportar a força e o poder de bombardeios, o bunker foi a fortaleza dos líderes soviéticos até meados dos anos de 1980. Com o fim da União Soviética virou atração turística, onde atualmente há inclusive um restaurante que serve comidas típicas da Rússia. Diariamente grupos de até 50 pessoas visitam o local em vários horários, sempre das 11h30 às 13h30 e das 15h30 às 18h30.

Ponto turístico em Berlim, o bunker de Hitler fica na esquina das ruas Gertrud-Kolmar-Straße com In den Ministergärten, próximo do Portão de Brandemburgo. O abrigo subterrâneo a 5 metros de profundidade abrigava trinta salas em dois pavimentos: o Vorbunker no pavimento superior e o Führerbunker um nível abaixo, onde ficavam os aposentos do ditador alemão.

Nos siga no Google Notícias