ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Se vai viajar de carro, veja dicas antes de ir para a estrada

Por Paulo Nonato de Souza | 12/01/2024 07:43
Viajar de carro é estar preparado para as mais adversas situações que podem ocorrer (Foto: Reprodução)
Viajar de carro é estar preparado para as mais adversas situações que podem ocorrer (Foto: Reprodução)

Férias de verão! Férias escolares, programação recheada de atividades para a criançada e toda a família de malas prontas para curtir o período de descanso. Se vai viajar de carro, antes de tudo é preciso tomar alguns cuidados importantes, como a revisão do seu veículo na concessionária ou no mecânico da sua confiança, por exemplo.

A revisão mecânica é fundamental que seja realizada por um profissional, e aproveite para pegar algumas dicas sobre indícios de possíveis problemas mecânicos quando estiver na estrada. Faça perguntas ao seu mecânico, tipo o que significa se a luz da injeção estiver acesa no painel? Se não sabe, procure saber, porque isso pode livrar você e sua família de enfrentar perrengues. A luz amarela daquela figura em formato de motor pode indicar problemas, dos mais simples aos mais graves.

Verifique o estado dos pneus, se estão carecas ou com bolhas, providencie a troca, peça ao mecânico para avaliar as condições das correias dentadas, e não se esqueça de dar atenção aos consumo de água e óleo do seu carro, ainda mais porque estará viajando no verão e sob altas temperaturas. Se um dos dois componentes não estiver no nível ideal é problema na certa e com grandes prejuízos. São cuidados básicos que todo mundo sempre precisa ter com o veículo antes de ir para a estrada. Veja outras dicas importantes para evitar perrengues na viagem:  

Freios: Cheque se pastilhas, discos, lonas e tambores estão em boas condições. Verifique também se o fluído está no prazo de validade e no nível certo; Suspensão e rodas: Realize o balanceamento e alinhamento da suspensão para que as rodas funcionem perfeitamente; Faróis: Você pode levar multas se viajar com o farol apagado, por isso, é importante conferir o funcionamento das lâmpadas e fusíveis; Calibrar Pneus: Isso ajuda a economizar gasolina. Portanto, procure conferi-los antes de pegar a estrada e durante a viagem. Não se esqueça de verificar o estado do estepe também.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA -  Evite ir para a estrada sem antes verificar as condições dos equipamentos: Macaco, triangulo de sinalização, estepe e chave de roda. LEIA O MANUAL DO CARRO – Ter pelo menos uma ideia sobre o funcionamento do veículo é uma dica de ouro. Portanto, leia o manual do seu carro e aprenda o básico sobre o seu funcionamento, inclusive sobre como trocar o pneu. A autonomia é o segredo de uma boa viagem. AS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS - Antes de iniciar a viagem, e também nas paradas na estrada, verifique as notícias de trânsito, chuvas, alagamentos, interrupções, porque isso pode evitar surpresas desagradáveis.

Nos siga no Google Notícias