ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Turismo de proximidade em alta com opção pelo interior do país

Por Paulo Nonato de Souza | 16/02/2021 08:31
Com belezas naturais, Bonito tem perfil completo da tendência atual do turismo de proximidade (Foto: Bonito Way/Divulgação)
Com belezas naturais, Bonito tem perfil completo da tendência atual do turismo de proximidade (Foto: Bonito Way/Divulgação)

Chegou a vez do turismo no interior do Brasil. Pesquisa realizada pela ClickBus, plataforma online de compra de passagens de ônibus interestaduais, revela que a busca por viagens ao interior do país cresceu 13,23% nos meses de outubro e dezembro de 2020,  em comparação com o mesmo período de 2019. O levantamento mostrou que no mesmo período houve queda na procura pelas capitais e pelas cidades litorâneas.

“É a valorização do turismo doméstico e de proximidade que vem ganhando destaque no cenário de retomada das atividades turísticas no Brasil”, diz nota do Ministério do Turismo sobre a pesquisa da ClickBus. O próprio MinTur tem um levantamento de destinos tendência para 2021 que também destaca preferência por cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Além da preferência por destinos próximos, o chamado turismo de proximidade, pesquisa do buscador de viagens Booking.com inclui o aumento do interesse por ecoturismo na lista de mudanças de comportamento. Diz que 59% dos viajantes estão preferindo destinos de natureza próximos  e 73% (três em cada quatro) sinalizam a intenção de realizar viagens mais curtas em 2021.

A mudança de comportamento tem a ver com a pandemia de Covid-19 e a preocupação dos viajantes em evitar aglomerações e riscos de contágio. Quem não abre mão de viajar nem que seja apenas para sentir a sensação de retorno à vida normal, está preferindo destinos próximos, viagens rápidas e menos agito.

Em maio de 2020, quando o mundo vivia o auge da pandemia e a retomada do turismo ainda era uma questão muito discutível, os destinos nacionais já se destacavam entre os mais procurados por turistas brasileiros diante da perspectiva de viajar a partir do segundo semestre.

Já estamos no segundo mês de 2021, em um cenário menos apavorante com a chegada das vacinas contra a Covid-19, mas ainda  sob as mesmas recomendações e protocolos de biossegurança para evitar o contágio do coronavírus. Portanto, se vai viajar, vale a dica do turismo rodoviário e viagens para destinos próximos.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário