ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Turismo de proximidade em alta com opção pelo interior do país

Paulo Nonato de Souza | 16/02/2021 08:31
Com belezas naturais, Bonito tem perfil completo da tendência atual do turismo de proximidade (Foto: Bonito Way/Divulgação)
Com belezas naturais, Bonito tem perfil completo da tendência atual do turismo de proximidade (Foto: Bonito Way/Divulgação)

Chegou a vez do turismo no interior do Brasil. Pesquisa realizada pela ClickBus, plataforma online de compra de passagens de ônibus interestaduais, revela que a busca por viagens ao interior do país cresceu 13,23% nos meses de outubro e dezembro de 2020,  em comparação com o mesmo período de 2019. O levantamento mostrou que no mesmo período houve queda na procura pelas capitais e pelas cidades litorâneas.

“É a valorização do turismo doméstico e de proximidade que vem ganhando destaque no cenário de retomada das atividades turísticas no Brasil”, diz nota do Ministério do Turismo sobre a pesquisa da ClickBus. O próprio MinTur tem um levantamento de destinos tendência para 2021 que também destaca preferência por cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Além da preferência por destinos próximos, o chamado turismo de proximidade, pesquisa do buscador de viagens Booking.com inclui o aumento do interesse por ecoturismo na lista de mudanças de comportamento. Diz que 59% dos viajantes estão preferindo destinos de natureza próximos  e 73% (três em cada quatro) sinalizam a intenção de realizar viagens mais curtas em 2021.

A mudança de comportamento tem a ver com a pandemia de Covid-19 e a preocupação dos viajantes em evitar aglomerações e riscos de contágio. Quem não abre mão de viajar nem que seja apenas para sentir a sensação de retorno à vida normal, está preferindo destinos próximos, viagens rápidas e menos agito.

Em maio de 2020, quando o mundo vivia o auge da pandemia e a retomada do turismo ainda era uma questão muito discutível, os destinos nacionais já se destacavam entre os mais procurados por turistas brasileiros diante da perspectiva de viajar a partir do segundo semestre.

Já estamos no segundo mês de 2021, em um cenário menos apavorante com a chegada das vacinas contra a Covid-19, mas ainda  sob as mesmas recomendações e protocolos de biossegurança para evitar o contágio do coronavírus. Portanto, se vai viajar, vale a dica do turismo rodoviário e viagens para destinos próximos.

Nos siga no Google Notícias