ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Vacinação gera otimismo e fim de ano deve ter “boom” de viagens

Paulo Nonato de Souza | 14/09/2021 08:15
Praia em Florianópolis, Santa Catarina, um dos destinos preferidos dos brasileiros (Foto: Reprodução)
Praia em Florianópolis, Santa Catarina, um dos destinos preferidos dos brasileiros (Foto: Reprodução)

Otimismo. Esta é a palavra que define bem o momento do turismo no Brasil diante do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, redução dos números de casos e de mortes pela pandemia em todo o país. Já são 72,8 milhões de brasileiros 100% imunizados, ou seja, 34% da população, com perspectiva de chegar aos 70% antes da virada de 2021 para 2022.

De acordo com avaliação do Ministério do Turismo, a ampliação da vacinação e a utilização de protocolos de biossegurança pelos destinos turísticos estão aumentado a confiança dos brasileiros na volta das viagens domésticas. Pesquisa da plataforma Booking.com, realizada na primeira semana deste mês, mostra que dois em cada três brasileiros estão planejando viagens para o período entre setembro e fevereiro.

Gramado (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC) e Arraial do Cabo (RJ) são os destinos apontados como preferidos. A pesquisa trouxe um interesse maior em viajar até o final do ano dos turistas do Sudeste e do Sul (71%), seguido pelos do Centro-Oeste (66%). No que diz respeito aos itens reservados por estes viajantes, 78% responderam que já garantiram sua reserva em acomodações e 75% já compraram suas passagens aéreas, rodoviárias, entre outros.

Em nota, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que o levantamento confirma a alta expectativa do setor, que vem registrando mês a mês bons índices de recuperação do impacto da pandemia.

“Temos pela frente, pelo menos, mais três feriados nacionais, fora o Natal e o Ano Novo, que devem ampliar os números já registrados no 7 de setembro e nas férias de julho, até então, o melhor mês para alguns setores desde o início da pandemia. Volto a afirmar que o Brasil está preparado para que os turistas internos possam conhecer ou redescobrir o nosso país, de forma segura e responsável”, afirmou o ministro.

A pesquisa questionou ainda os destinos preferidos pelos turistas de cada região. No Norte e Nordeste, Fortaleza (CE) e Gramado (RS) foram as cidades mais pontuadas. Já os do Centro-Oeste elegeram Caldas Novas (GO), evidenciamos o turismo de proximidade. No Sul, Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Gramado (RS) foram os preferidos. Já os viajantes da região Sudeste apontaram Arraial do Cabo (RJ) e Campos do Jordão (SP) para o topo da lista como destinos preferidos.

Nos siga no Google Notícias