ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 15º

Lugares por Onde Ando

Veja seis dicas de lugares para viajar em suas férias de julho

Por Paulo Nonato de Souza | 02/07/2025 09:49
Veja seis dicas de lugares para viajar em suas férias de julho
Vista da Chapada dos Veadeiros, um dos principais atrativos do turismo de aventura em Goiás (Foto: Reprodução/Monique Renne)

O mês de julho tem o recesso escolar no Brasil e muitas pessoas tiram férias para viajar em família com a criançada. Friozinho em muitas cidades do Sul e Sudeste do país, sol e praia no Norte e Nordeste, frio congelante e neve em cidades do Chile e Argentina,  enfim, sobram opções, desde estações de esqui a pleno vapor e até calor com direito a ruas animadas em alguns destinos.

Com tudo isso, julho oferece o cenário é perfeito para tirar férias e aproveitar bem o destino e o clima da sua preferência. Não por acaso a demanda de viajantes é grande nesta época do ano, tanto que é classificada de alta temporada na maior parte do mundo. Ou seja, não é o mês mais econômico para viajar, mas pode valer a pena.

Para ajudar na sua escolha o site Melhores Destinos elaborou algumas sugestões de lugares para você viajar em julho e curtir suas férias no Brasil, Chile ou Argentina:

1 - Chapada dos Veadeiros (Goiás) - Temperaturas em julho,  Máxima 27°C / Mínima: 15°C. A Chapada dos Veadeiros é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e quedas d’água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe. Não faltarão opções de banho nos dias em que você estiver por lá.

2 - Jalapão (Tocantins) - Temperaturas em julho, Máxima 34°C / Mínima: 18°C. O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho. Embora seja bem quente, é um bom lugar para viajar em julho, já que não há chuvas na região nessa época, tornando os mergulhos em suas águas cristalinas ainda mais gostosos. Não deixe de fazer um tour pelo Parque Estadual do Jalapão.

3 - Pirenópolis (Goiás) - Temperaturas em julho - Média de 30°C / Mínima de 18°C. É o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia. Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que querem um pouco mais de aventura.

4 - Bariloche (Argentina) - Temperaturas em julho: Máxima 6°C / Mínima: -1°C. É um dos principais destinos de neve da América do Sul e fica no Norte da Patagônia Argentina e na região dos lagos andinos. Não é de hoje que esse nome faz sucesso entre os brasileiros, que aproveitam muitas vezes a viagem para ter seu primeiro contato com a neve, principalmente nas férias de julho! Lagos de águas cristalinas acompanhados de uma topografia acidentada, cheia de morros verdes no verão e branquinhos de neve no inverno. Bariloche é bem assim, um lugar com natureza privilegiada, boa estrutura e uma enorme variedade de passeios para explorar suas belezas. Aliados às paisagens naturais, está o charme da colonização alemã e austríaca, os preços não tão exorbitantes e a culinária excelente. O inverno é o momento em que a cidade fica repleta de pessoas que querem ver a neve e curtir o esqui ou snowboard em estações como o Cerro Catedral, Piedras Blancas e Cerro Bayo, em Villa La Angostura, uma cidade próxima belíssima.

5. Valle Nevado (Chile) - Temperaturas em julho, Máxima 4,8°C/Mínima 5,8°C. O Valle Nevado Ski Resort é considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul. São 39 pistas — dispostas na maior área esquiável da América do Sul — capazes de agradar a todos os níveis de esportistas, até mesmo aqueles que nunca pisaram em neve na vida. E não será difícil se apaixonar pelos esquis ou até mesmo pela prancha de snowboard. Ao ver encantadoras crianças de três anos descendo as pistas com desenvoltura, você perceberá que todos podem. Por isso, vá preparado para tentar!

Mesmo que esportes de inverno não sejam o seu forte, a viagem ao Valle Nevado é imperdível. Afinal, você estará rodeado pela belíssima Cordilheira dos Andes. A visita pode ser um bate e volta a partir de Santiago ou mesmo se hospedar no local. Tenha em mente que os hóspedes aproveitam muito mais, por isso, caso deseje se deliciar entre cenários cinematográficos, não vá embora no mesmo dia. Acredite, o entardecer do Valle Nevado é digno dos mais belos espetáculos do mundo. Fica a somente 40 km de Santiago.

6 - Pucón (Chile) - Temperaturas em julho: Máxima 11°C/Mínima: 4°C. Para quem nunca ouviu falar da cidade, Pucón pode não parecer atrativa em um primeiro momento; entretanto, ela reserva passeios surpreendentes em meio a Natureza, vários passeios a serem feitos em seus arredores, além de atividades ao ar livre. Aos pés do Vulcão Villarica, com 2800 metros de altura, essa pequena cidade no sul do Chile oferece atividades como trilhas, cachoeiras, rafting, mergulho em lagos, passeios a termas naturais, atividades na neve (quando no inverno) e a ascensão ao vulcão Villarica, a cereja do bolo de Pucón. A cidade tem uma boa estrutura e é um ótimo destino o ano todo, mas no inverno você pode aproveitar a temporada de esqui.

Nos siga no Google Notícias