ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Viagem para locais com casos de coronavírus pode ser cancelada

A forma de reembolso pode variar de empresa para empresa e depende da forma de pagamento, se parcelada, pelo cartão ou com milhas

Paulo Nonato de Souza | 03/03/2020 06:20
Os números da epidemia são atualizados dia a dia e nesta segunda-feira, 2,  em todo o mundo o número de infectados pelo coronavírus já era de 83 mil em 51 países com 2.856 mortes (Foto: Divulgação)
Os números da epidemia são atualizados dia a dia e nesta segunda-feira, 2, em todo o mundo o número de infectados pelo coronavírus já era de 83 mil em 51 países com 2.856 mortes (Foto: Divulgação)

As agências de viagens não poderão impor restrições ou multas aos viajantes que optarem por alterar o destino ou período de viagem para locais com casos de coronavírus, anunciou a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

“Eu tinha viagem programada com meus filhos para a China, que é o epicentro da doença, e consegui fazer a mudança para Dubai e Turquia”, disse a servidora pública campo-grandense, Cristiane Maria Vieira. "Não tive que pagar nenhum tipo de multa ou taxa, apenas mudei o nosso destino e pronto", comentou ela.

A legislação brasileira não prevê ressarcimento de passagens em caso de surtos de doenças. No entanto, a orientação do Código de Defesa do Consumidor é de que a população não pode ter a saúde exposta.

A forma de reembolso pode variar de empresa para empresa e depende da forma de pagamento, se parcelada, pelo cartão de crédito ou com milhas, por exemplo. Dependendo da antecedência do cancelamento podem haver despesas administrativas a serem pagas.

Isso significa que o pedido para cancelar a viagem deve ser feito à agência de viagens logo que decidir pelo cancelamento, e se houver cobrança de taxa o cliente deve pedir o detalhamento do que está sendo cobrado para evitar cobranças abusivas.

No caso de a agência negar o reembolso ou dificultar a devolução do dinheiro, os clientes devem buscar ajuda das entidades de apoio aos consumidores ou até acionar a Justiça.

A Associação Brasileira de Procons, formada pelos Órgãos de Defesa do Consumidor dos 26 estados e do Distrito Federal, anunciou que o consumidor deve ser orientado a não viajar para os destinos com confirmação oficial de casos manifestados de coronavírus.

Na última quarta-feira (26), foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na América Latina. O paciente é um homem brasileiro de 61 anos com histórico de viagem para a Itália, de 09 a 21 de fevereiro. O país europeu já registra 52 mortes pela doença e mais de 2 mil infectados, com última atualização nesta segunda-feira, 02 de março. Em todo o mundo o número de infectados já chega a 83 mil em 51 países com 2.856 mortes.

Nos siga no Google Notícias