ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Viajar só depois de outubro, diz pesquisa com brasileiros

Paulo Nonato de Souza | 09/05/2020 07:13
Cenário dividido entre otimismo e pessimismo sobre a retomada do turismo e das viagens no pós-pandemia (Foto: Reprodução)
Cenário dividido entre otimismo e pessimismo sobre a retomada do turismo e das viagens no pós-pandemia (Foto: Reprodução)

Viajar só depois de outubro deste ano. Foi o que responderam 20% dos brasileiros pesquisados pelo metabuscador Viajala, empresa líder na América Latina na área de busca de voos e hotéis pela internet, sobre a reabertura do turismo após a pandemia do coronavírus (Covid-19). Já 27% disseram não ter ideia de quando voltarão a fazer planos de viagens.

Isso contraria o otimismo das agencias de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas brasileiras, que apostam na reabertura do setor a partir de julho ou agosto, mas a pesquisa divulgada, esta semana, também mostra que 16% acreditam na volta à normalidade já a partir do mês de junho.

A pesquisa da plataforma de busca, que atua com cerca de 3,5 milhões de usuários no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, tem 11% dos brasileiros pesquisados no bloco dos menos otimistas sobre o pós-coronavírus. Esses avaliam que viajar antes de janeiro de 2021, nem pensar.

 Sobre os primeiros destinos preferidos dos brasileiros depois da pandemia, a pesquisa confirmou o que já vem sendo uma aposta do Ministério do Turismo e do setor turístico. A grande maioria (66% dos entrevistados) votou na preferência por viagens domésticas, ou seja, dentro do Brasil.

 São várias questões a influenciar os brasileiros nesta sinalização de insegurança com o turismo internacional no primeiro momento da retomada à normalidade.

Uma delas, talvez a principal, é a de que, se contrair o vírus, estará no Brasil e saberá como agir sobre atendimento médico, além dos fatores econômicos que certamente serão levados em conta depois de um longo período de isolamento social. Para 8% dos pesquisados, o turismo internacional será retomado somente a partir de julho de 2021.

Nos siga no Google Notícias