A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

17/09/2013 09:39

Revisão do sistema de arrefecimento protege os componentes do motor

Assessoria Nakata
Foto divulgaçãoFoto divulgação

Realizar a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento pode evitar dor de cabeça para os motoristas já que uma mangueira furada, um dos componentes do conjunto, que abrange radiador, bomba d’água, entre outras peças, pode até fundir o motor.

Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema de arrefecimento, composto de radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor, deve sempre funcionar corretamente para que o motor não seja danificado. “O sistema de arrefecimento faz a troca de calor do motor com o meio ambiente, mantendo, assim, a temperatura ideal para que trabalhe com menos atrito e desgaste interno”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo Silva, é necessário ter atenção e fazer revisões periódicas, verificando todas as peças que integram o sistema de arrefecimento. “Geralmente, o superaquecimento do motor acontece devido à falta de manutenção preventiva”, ressalta.

Silva revela que várias causas levam ao superaquecimento do motor, entre elas, problemas no radiador, mangueira furada, selo de lobo e cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do vaso expansor danificada. “Quando o defeito é na bomba d’água podem provocar vazamentos do líquido de arrefecimento por meio do selo”, explica.

Para que não ocorra superaquecimento e o motor parar de funcionar, a recomendação é efetuar limpeza do sistema de arrefecimento, colocar aditivo na proporção adequada, evitando usar somente água. “Essa prática deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos”, finaliza o supervisor de serviços.

Recall: Fiat convoca 70.740 carros por problemas no alternador
A FCA - Fiat Chrysler Automóveis convocou nesta segunda-feira (22), os proprietários dos veículos Fiat Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Sie...
Fiat anuncia recall de 70 mil veículos vendidos no Brasil
A Fiat anunciou no domingo, 21, o recall de 70.740 carros vendidos no Brasil nos últimos meses por conta de um problema no alternador. De acordo com ...



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.